A Proclamação do Evangelho

 

Sumário

1- Boa Nova da salvação

1.1- Boa Nova de GRANDE alegria

2- Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê

3- Salvará o povo dos seus pecados

4- As consequências do pecado e da queda do homem

5- A Provisão de Deus para a salvação: a obra da cruz e a ressurreição

6- Novo nascimento e filiação

6.1- Recapitulação

6.2- O arrependimento.

6.3- A fé

6.4- Novo nascimento e conversão

6.5- Justificação pelo sangue

6.6- Reconciliação e perdão

6.7- Filiação

7- Espírito Santo e Vida cristã

8- Recapitulação 2

9- Batismo de Jesus.

10- Batismo no espírito e na água

11- Unção e revestimento do espírito

12- Palavra e oração

13- A Bíblia

14- Aba Pai

15- A primeira proclamação convocada do evangelho em um único dia.

15.1- O Evangelho é …

15.2- O poder de Deus.

16- Para salvação

17- De todo o que crê

Boa Nova da salvação

Boa Nova de GRANDE alegria

Lucas 2; 8-14 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.

A boa nova foi que nasceu o Salvador e que Ele era Cristo, o Senhor. Deus conosco. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele se esvaziou. O Deus criador dos céus e da terra, visto no sinal que os anjos deram aos pastores, como um menino enrolado em faixas, deitado na manjedoura. Os homens estavam dormindo, como muitos continuam dormindo espiritualmente até hoje.

Começava o cumprimento de todas as promessas de Deus e o evangelho de Lucas relata, no início, muitas atividades dos anjos. Alguns meses antes, Gabriel, que assiste diante de Deus, já começava a trazer as primeiras notícias:

Lucas 1; 26-38 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; porque para Deus nada será impossível. Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

Quando Zacarias, que foi o primeiro a ser visitado pelo anjo Gabriel, voltou a falar, porque ficou nove meses mudo, por não ter crido na palavra do anjo Gabriel, profetizou sobre aquele que iria preparar o caminho do evangelho e endireitar as suas veredas:

Lucas 1; 76-79 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz.

Por isso, todo aquele regozijo entre os anjos, porque grandes coisas começavam a acontecer e que seriam motivo de GRANDE alegria:

Lucas 1; 45-49 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.

Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê

Mas todas estas coisas dependem do poder e da revelação de Deus. Sem Deus, nada podemos fazer ou receber, no que se refere ao evangelho e à salvação.

Romanos 1; 16-17 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Efésios 2; 8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Romanos 10; 8-17 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Assim, podemos descansar e confiar plenamente no Senhor, tanto quem fala como quem ouve, uma vez que nada depende de nós e tudo depende de Deus. Não há intenção de convencer a ninguém ou de qualquer forma de proselitismo, mas, tão somente, de anunciar e proclamar, como fieis testemunhas, a boa nova do evangelho, em sua inteireza e beleza, para que cada um possa conhecer as maravilhas que Deus tem operado e revelado entre os homens. Como o Senhor mesmo disse:

Marcos 16; 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

Quem é Jesus? Jesus é o Salvador. Ele é o evangelho. Foi Ele quem nos trouxe a salvação. Ele é o Senhor e somente Ele tem todo o poder para nos levar à realidade desta salvação.

Mateus 16; 13-17 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que o revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

Jesus é o Salvador e a boa nova foi que o Salvador havia nascido como homem. Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Uns dizem uma coisa, outros dizem outra, mas, e vocês, o que dizem? Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, respondeu Pedro sob a revelação do Pai. O próprio Deus, como homem, veio para nos trazer a salvação, e conhecê-Lo pessoalmente e recebermos esta maravilhosa salvação e tudo que ela significa.

Salvará o povo dos seus pecados

Mateus 1; 18-21 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

O evangelho é Jesus. Mas o que significa o nome Jesus? Jesus significa salvador. Ele salvará o povo dos seus pecados.

De que Ele veio nos salvar e o que significa salvar dos pecados? Se não soubermos qual o estado do homem aos olhos de Deus, não iremos avaliar bem a grandeza da palavra do evangelho e porque ela é motivo de grande alegria, ou porque precisamos de um salvador. Será que pessoas boas e honestas ou religiosas e caridosas também precisam de um salvador. Para salvá-las de que?

Gênesis 2; 16-17 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Gênesis 3; 6-9 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

Onde está o homem em relação a Deus e qual é o atual estado do homem aos olhos de Deus?

Romanos 3; 10-12 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

Romanos 3; 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Romanos 5; 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

O homem não é pecador porque peca. Ele peca porque é pecador. Por isso, a questão da salvação se torna tão séria e somente Deus pode operá-la. Precisamos ser salvos dos nossos pecados, mas também precisamos ser salvos de nós mesmos e de nossa própria natureza pecaminosa. Somente tomando consciência de nossa posição errada diante de Deus, poderemos avaliar melhor a proposta da salvação.

As consequências do pecado e da queda do homem

Vejamos quais foram as consequências do pecado e qual a atual posição do homem natural diante de Deus.

1 João 2; 15-17 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

Este texto menciona o mundo, a carne, os olhos e a vida.

João 1; 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

Quando Adão comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele percebeu que estava nu, tentou resolver o problema por sua própria conta e se escondeu de Deus. Mas, o que, na verdade, aconteceu com ele e o que representa esta soberba da vida? Deus fez o homem para receber a sua própria vida, a vida eterna, não criada, a vida do próprio Deus, que estava disponibilizada na árvore da vida, da qual o homem não comeu, escolhendo, antes, desobedecer a Deus e comer da árvore proibida.

Assim, como Deus havia dito, o homem morreu, ou seja, o espírito do homem se desligou de Deus. Mas o que é a morte? Alienação e separação em relação a Deus. Foi por isso que Adão se escondeu de Deus, como muitos homens ainda continuam fazendo até hoje. O espírito do homem perdeu a capacidade de se comunicar e de se relacionar com Deus e naufragou em sua própria alma, que inchou e passou a ocupar o lugar que deveria ser do espírito. Por isso, o homem fez o avental de folhas de figueira e começou a agir por sua própria conta, ou por sua própria alma, a concupiscência dos olhos, e se corrompeu em seus próprios pensamentos.

Gênesis 6; 5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

Efésios 2; 1-5 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Com a queda do homem, o domínio do mundo, que deveria ser do homem, caiu nas mãos de Satanás:

Gênesis 1; 27-28 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

Salmo 115; 16 Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

1 João 5; 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

João 17; 15-20 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

O homem perdeu o acesso a Deus, se corrompeu interiormente, ficou sujeito a um mundo também corrompido e sujeito ao domínio e influência de Satanás. Por isso, a questão da salvação se torna fundamental e motivo de grande alegria, quando a encontramos, após tomarmos consciência da gravidade e da alienação de nossa posição em relação a Deus.

A Provisão de Deus para a salvação: a obra da cruz e a ressurreição

1 Coríntios 15; 1-4 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;

1 João 1; 8-10 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

A boa nova não é apenas que o Senhor nasceu em Belém e foi posto naquela manjedoura, enrolado em faixas, mas que Ele nos amou e deu a sua Vida por nós na cruz do Calvário, que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia. Incluiu a nossa velha natureza de pecado em sua morte e nos deu uma nova vida de vitória, em sua ressurreição, para andarmos, hoje, em novidade de vida e termos vitória sobre o pecado, e gozo e alegria na presença de Deus e em sua Palavra.

Colossenses 2; 12-15 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.

Precisamos trazer esta realidade para a nossa vida e descobrir o que acontece conosco quando cremos no evangelho e confessamos a Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor das nossas vidas.

Novo nascimento e filiação

6.1- Recapitulação

A boa nova de grande alegria é o começo do evangelho de Jesus Cristo, o Salvador do mundo e o Senhor sobre todas as coisas. O projeto de Deus começa a se revelar de forma plena e se aproxima da sua consumação, a começar de nós. O Evangelho é também o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. O evangelho é o próprio Ser de Deus, revelado ao homem na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, que Ele enviou ao mundo.

O nome Jesus significa Ele salvará o povo dos seus pecados. O pecado, fruto da má escolha livre do homem de pretender viver independente de Deus e conhecer o bem e o mal, por si mesmo, teve consequências drásticas para a história do homem: o espírito do homem se separou de Deus e perdeu a capacidade de se comunicar e se relacionar com Ele, a alma do homem passou a dominar a sua vida, o homem se corrompeu interiormente e o mundo caiu sob o domínio e a influência de Satanás.

Jesus não se tornou nosso Salvador apenas por nascer em Belém; Ele morreu por cada um de nós, na cruz do Calvário, foi sepultado e, ao terceiro dia, ressuscitou dos mortos e subiu aos céus. Assim, pelo seu sangue somos perdoados e purificados dos nossos pecados e, por sua morte na cruz, que incluiu nossa velha natureza, somos livres do pecado (uma força em nós que nos leva sempre a pecar) e podemos andar, agora, em novidade de vida.

6.2- O arrependimento.

Marcos 1; 1-8 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. E saíam a ter com ele toda a terra da Judeia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcas. Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.

Nesta 2ª semana de reflexão sobre o evangelho de Jesus Cristo, vamos considerar a nossa resposta à boa nova da salvação.

A primeira resposta, após tomarmos consciência e conhecimento de nossa situação diante de Deus, é o arrependimento, que significa uma tomada de consciência e uma mudança da nossa mente e do nosso modo de pensar em relação à Deus e à nossa posição incorreta diante Dele.

Atos dos apóstolos 2; 36-38 Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Atos dos apóstolos 3; 17-21 Agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado que o seu Cristo havia de padecer. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.

Atos dos apóstolos 17; 30, Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;

2 Pedro 3; 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

O arrependimento prepara o caminho do Senhor, prepara o caminho do evangelho e prepara nossa vida para recebermos esta tão grande salvação, que pela boa nova de grande alegria, nos foi proclamada. Ela abrirá o caminho para a fé e trará a salvação para dentro de nós, para experimentarmos dela e para que ela seja a nossa própria salvação, no sentido pessoal e individual.

6.3- A fé

Efésios 2; 4-9 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.

A fé é a aceitação de um fato revelado por Deus na sua Palavra. Não é meramente uma crença. Como o homem se corrompeu na sua mente e no seu pensamento, somente pela fé pode receber, novamente, a vida de Deus e a provisão de Deus para a salvação.

Hebreus 11; 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

6.4- Novo nascimento e conversão

O arrependimento mais a fé significa a conversão. Conversão não se refere a mudança de religião, mas de direção de vida, mudança de rumo. Estávamos caminhando para a perdição eterna, alienados em relação à vida e ao relacionamento com Deus e, ao tomarmos conhecimento disso, nos arrependemos e nos voltamos para Deus, passando a caminhar em sua direção. Isto é a verdadeira conversão.

Quando João Batista começou a proclamar o evangelho e a preparar o caminho do Senhor, ele só podia dizer: Arrependei-vos e era isso mesmo que ele dizia todos os dias. Mas depois Jesus disse e os apóstolos passaram a dizer:

Marcos 1; 15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

João 3; 1-7 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

Nicodemos era um membro do Sinédrio, varão instruído na lei de Deus e na religião de seus pais e estava observando Jesus e os sinais que fazia e, talvez, para não ser visto, foi conversar com Jesus, num horário alternativo e mais discreto, à noite. Mas Jesus, sem muitas delongas, foi direto ao assunto principal e sem falar nada sobre qualquer coisa ligada a religião, disse que lhe era necessário nascer de novo.

1 Coríntios 2; 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Quando nos convertemos (arrependimento mais fé), nosso espírito, que estava desligado de Deus e sem possibilidade de se relacionar com Ele, é regenerado e recebemos uma nova vida, a vida não criada de Deus, a vida eterna. É isso o que significa nascer de novo. Mas Nicodemos perguntou como ele poderia nascer de novo e se teria que voltar para o ventre de sua mãe. Mesmo se isso fosse possível, de nada adiantaria, pois o que nasce da carne é carne.

João 1; 12-13 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Jesus respondeu que ele tinha de nascer da água e do espírito. A água representa a palavra viva de Deus. Somente ao ouvirmos a palavra de Deus, podemos ser levados ao arrependimento, à fé e, então, nascermos de novo.

Na verdade, quando nos arrependemos e cremos, já estamos nascendo de novo e, só por nascermos de novo, é que podemos, na verdade, confessar, com nossos lábios, que Jesus Cristo é o Senhor e o salvador das nossas vidas.

Ser salvo significa nascer de novo também, pois só a vida eterna de Deus pode, verdadeiramente, nos salvar, nos livrar da morte e da condenação e nos levar a viver uma vida de vitória no poder do Espírito Santo, o que será visto em seguida. Mas Jesus disse nascer da água e do espírito. Primeiro, ouvimos a palavra do evangelho, nos arrependemos, cremos e assim somos salvos. Mas como você pode saber se foi mesmo salvo? Somente pela palavra de Deus e pelo próprio testemunho do seu espírito, que pode te assegurar que você nasceu de novo e você saberá, perfeitamente, se isso é mesmo real e não algo místico ou religioso.

Romanos 10; 8-17 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Como vimos, quando Deus criou o homem, Ele formou nosso corpo do pó da terra, soprou o fôlego da vida da criação, que é o nosso espírito e nos tornamos, então, alma vivente. Mas, com o pecado, o espírito do homem se afastou de Deus e morreu. Pela boa nova e pelo poder do evangelho, podemos agora, pela fé, receber a vida eterna de Deus, que o Salvador nos veio trazer e ter nosso espírito, novamente, ligado ao de Deus e plenamente apto para se relacionar com Ele, o que de forma nenhuma poderíamos fazer apenas com a vida da criação, que recebemos de nossos pais, ou com nossas atividades ou esforços religiosos.

Foi o que Jesus disse direto a Nicodemos: você tem que nascer de novo. Senão, não poderá ver ou entrar no reino de Deus. Ele era um homem bom e religioso, mas isso não bastava. Temos que nascer de novo. E a boa nova do evangelho é que o Salvador veio, pagou o preço dos nossos pecados na cruz, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e soprou sobre nós o seu Espírito Santo que traz a vida de Deus para dentro de nós.

6.5- Justificação pelo sangue

Romanos 3; 19-26 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

A questão da justificação está relacionada com a justiça e a santidade de Deus e, para que um pecador seja reconciliado com Deus e perdoado, é preciso que toda a justiça tenha sido satisfeita, o que ocorreu quando o Salvador derramou o seu sangue na cruz por causa dos nossos pecados.

Assim, a proposta de Deus da propiciação pela fé no sangue de Jesus, nos é garantida, pela sua graça, para todo o que crer. A fé é a aceitação da proposta de Deus; é a assinatura no contrato. Se estivermos presos e alguém pagar a fiança para nossa libertação, quando somos comunicados disso, podemos acreditar e sair livre da prisão, ou duvidar e permanecer na prisão, mesmo com as portas abertas e o comunicado de que podemos sair livres.

Mas o juiz só pode decretar que podemos sair, se a fiança tiver mesmo sido paga e isso não depende se concordamos ou não. O sangue derramado foi este pagamento. Na noite da páscoa, descrita no livro de êxodo, o sangue de um cordeirinho foi posto na verga e umbrais das portas do lado de fora. Não depende de como vemos o sangue, mas sim de como Deus o vê. Na noite da Páscoa, quem via o sangue na porta era o anjo exterminador e não os que se reuniam no interior da casa e comiam juntos o Cordeiro. Na noite em que foi traído, Jesus deu o pleno significado da páscoa ao levantar o cálice como o sangue da nova aliança derramado para a remissão dos pecados.

Colossenses 2; 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;

Mateus 26; 26-28 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lhe, dizendo: Bebei dele todos; pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.

6.6- Reconciliação e perdão

Romanos 5; 1-11 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.

Se aceitarmos pela fé, e bem entendermos a questão da justificação, então, teremos paz com Deus, na plena segurança e certeza da reconciliação. Nada mais haverá que nos impeça de nos aproximarmos e nos relacionarmos com Deus.

Colossenses 1; 20-23 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.

Esta questão da reconciliação e do perdão é tremenda e o sangue de Jesus, que foi derramado pelos nos pecados, continua plenamente eficaz se pecarmos de novo.

1 João 1; 5-9 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

6.7- Filiação

Efésios 1; 4-5 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

E isso não é tudo. Quando nascemos de novo, temos nosso espírito regenerado, recebemos a justificação e o perdão de Deus, somos plenamente reconciliados com Ele e nos tornamos seus filhos e herdeiros de toda a sua riqueza e glória.

Romanos 8; 12-17 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

João 1; 9-13 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Espírito Santo e Vida cristã

João 14; 14-23 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

O Senhor não nos deixou órfãos e abandonados, mas enviou o seu Espírito que nos ajuda e nos acompanha ao longo de toda a vida após o novo nascimento. Ele nos faz lembrar tudo o que Jesus nos falou, dá vida à palavra, para que a possamos receber e nos enche com a vida de Deus fluindo sempre em nós.

Recapitulação 2

Repetir a recapitulação 1 da semana 1.

Mas como esta boa nova da salvação e do perdão dos pecados entra em nossa vida? Ao ouvirmos a situação errada do homem diante de Deus, temos que reconhecer que Deus está certo e nós errados, mudamos nosso modo de pensar, nos arrependemos, o que abre o caminho para a fé na palavra revelada de Deus, que se fez carne e habitou entre nós e o poder do evangelho começa a operar em nossas vidas. O arrependimento mais a fé significa a nossa conversão, o nosso voltarmos para Deus, passando a caminhar em sua direção e a buscar conhecê-Lo, nos relacionado em Ele.

O que verdadeiramente acontece conosco, quando cremos, é que nascemos de novo, recebemos em nosso espírito, que é, então, regenerado e vivificado, a vida eterna, não criada, de Deus. Podemos, assim, nos relacionar com Ele. A fé vem pelo ouvir a palavra, a boa nova do evangelho, nascemos da água da palavra de Deus e, também, do espírito, uma vez que, ao ouvir a palavra e nela crer, nosso espírito recebe a vida de Deus. Somos também justificados, perdoados e plenamente reconciliados com Deus. Nos tornamos filhos de Deus e herdeiros de toda a sua riqueza e glória e ainda recebemos o Espírito Santo, como ainda veremos.

Batismo de Jesus.

Mateus 3; 13-17 Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Jesus, na verdade, não precisava ser batizado, uma vez que Ele não tinha nenhum pecado. Mas Ele se identificou conosco, porque iria levar todos os nossos pecados sobre a cruz e, também, renunciou a agir por conta própria, em sua humanidade, de forma independente da vontade do Pai. Assim, Ele se batizou nas águas e, tão logo saiu das águas, o Espírito Santo veio sobre Ele e, a partir daí, iniciou o seu ministério público. Neste caso do batismo de Jesus, tanto a imersão nas águas, como o enchimento do Espírito, ocorreram ao mesmo tempo. Mas conosco não é assim, uma vez que, só podemos nos batizar, se tivermos crido e, se crermos, recebemos, antes, o Espírito Santo de habitação.

Em sua despedida dos discípulos, o assunto principal foi a vinda do Espírito Santo.

João 14; 16-18 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.

João 14; 25-26 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.

João 16; 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-Lo enviarei.

Efésios 1; 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,

Batismo no espírito e na água

Romanos 6; 2-5 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;

O batismo em água era realizado na base do arrependimento, para preparar o batismo no espírito para os que cressem no evangelho.

Atos dos apóstolos 2; 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Hoje, quando ouvimos o evangelho, cremos, nos arrependemos e somos primeiro batizados no espírito, ao nascermos de novo, e, somente, em seguida, nos batizamos na água, em testemunho público do que aconteceu conosco e da nossa decisão de entregar nossa vida, plenamente, ao Senhor.

Mateus 28; 18-20 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Marcos 16; 15-16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Para sermos batizados, precisamos antes crer e, a salvação mencionada em relação ao batismo, diz respeito ao sistema do mundo, que, pelo nosso testemunho público pelo batismo nas águas, toma conhecimento da nossa nova posição e, assim, nos emancipamos e nos libertamos de tudo que vem do passado do nosso relacionamento com o mundo. Mundo, não no sentido do lugar onde vivemos, mas do sistema do mundo, sob domínio de Satanás e em oposição a Deus.

Unção e revestimento do espírito

1 João 2; 24-28 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar. E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.

O batismo no Espírito representa o nosso imergir na realidade espiritual da vida de Deus em nosso espírito e a nossa inclusão no Corpo de Cristo, que é formado, indistintamente, por todos aqueles que nasceram de novo (isso não tem nada a ver com grupos religiosos ou qualquer associação a eles) e nos quais o Espírito Santo habita.

Mas a bíblia menciona também a unção ou o revestimento do espírito (que muitos, em especial, os cristãos pentecostais ou carismáticos, chamam, também, de batismo no espírito ou segunda benção), que pode ser renovado várias vezes e que corresponde a uma unção especial para o serviço, mas também nos traz grande alegria pela maior comunhão e sentimento da presença de Deus em nossas vidas.

Na verdade, após nascermos de novo, Deus estará sempre presente em nossas vidas, independente de sentirmos ou não, mas, quanto recebemos uma nova unção ou revestimento do espírito, somos renovados e animados para nos consagrarmos e vivermos ainda mais na presença de Deus e a nos envolver com as suas obras e interesses.

Atos dos apóstolos 4; 29-31 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.

Palavra e oração

João 15; 7-11 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

Mateus 4; 3-4 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Para prosseguirmos, precisamos não apenas ouvir os princípios do evangelho, mas toda a palavra de Deus. Como vimos no início, o evangelho é o poder de Deus na pessoa do seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, como disse o profeta Oséias:

Oséias 6; 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.

Salmo 1; 1-2 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

Salmo 119; 97-103 Oh! Quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos. Retenho os meus pés de todo caminho mau, a fim de observar a tua palavra. Não me aperto das tuas ordenanças, porque és tu quem me instrui. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca.

Precisamos ouvir a Palavra viva de Deus a todo momento da nossa vida e, por isso, seguimos juntos, meditando e lendo as escrituras. É claro que você pode ler sozinho, em um momento devocional com Deus, o que, também, pode e deve ser feito, mas nunca será o mesmo, como quando estamos juntos e será, também, de grande ajuda se relacionar com aqueles que já caminharam um pouco mais neste caminho.

A Bíblia

2 Timóteo 3; 14-17 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Mas o que é a bíblia? A palavra bíblia não existe nas Escrituras. Bíblia significa livros, é um conjunto de sessenta e seis livros.

O antigo testamento contém trinta e nove livros, e o novo vinte e sete. Há várias formas de dividir os trinta e nove livros do antigo testamento, como os cinco livros da lei, que é o pentateuco ou a torá: Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio. Em seguida, os doze livros históricos desde o livro de Josué até o livro de Ester; os livros poéticos ou de sabedoria, que são cinco: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares ou Cântico dos Cânticos; e os dezessete livros proféticos que são os quatro profetas maiores, incluindo Lamentações, e os doze profetas menores. O novo testamento contém vinte e sete livros, sendo cinco livros históricos, que são os quatro evangelhos e o livro de Atos, vinte e uma cartas, e o livro do Apocalipse. Eles foram compostos por muitos autores – quarenta – durante um período de tempo da ordem de 1.500 anos, que vai desde a época de Moisés ao final do primeiro século.

Aba Pai

Romanos 8; 15-17 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Como o fundamento de nossa vida espiritual deve ser um relacionamento real com Deus, além de ouvi-Lo, através da sua palavra, precisamos também falar com Ele, o que fazemos através da oração.

A oração é uma verdade básica da vida cristã, igual ao nosso respirar. Ou seja, quando você nasce de novo, você já começa a ser despertado para oração, além do estudo da palavra.

Mas, por outro lado, ela é uma verdade muito profunda, que libera o agir de Deus, o que é algo surpreendente. Deus espera que nós concordemos e até nos incentiva a pedirmos para que a sua vontade seja feita, para que seu reino venha sobre a terra.

1 João 5; 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Mateus 18; 18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.

João 16; 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo.

Para orarmos bem, precisamos, então, conhecer a vontade de Deus, que é revelada na sua palavra, e pelo nosso relacionamento com Ele.

Romanos 12; 1-2 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Podemos conhecer a vontade de Deus pela sua palavra, pelas circunstâncias, pela paz no nosso coração e pela comunhão e concordância dos santos.

Que Deus abençoe e acompanhe a todos que após terem ouvido o evangelho tenham se decidido a continuar a caminhada com o Senhor, até que Ele volte para nos buscar.

Mateus 28; 19-20 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

João 14; 23-29 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.

Atos dos apóstolos 20; 32 Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

2 Coríntios 13; 14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vôs.

A primeira proclamação convocada do evangelho em um único dia.

Romanos 1; 16-17 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

15.1- O Evangelho é …

Esta é, então, uma definição do evangelho e esta definição começa com o verbo ser e o verbo ser nos lembra Aquele que é, pois foi assim que o Criador se identificou:

Eu sou O que sou, ou Eu serei O que serei, ou Eu sou O que serei, ou Eu sou o que é, ou Eu sou o Existente, ou mostrarei ser O que Eu mostrar ser, ou tornar-Me-ei O que serei, ou Eu Salvarei do modo que Eu salvar, ou Ele faz que venha a Ser, mostre Ser ou mostrará Ser, incorporando, em Si mesmo, um propósito, assinalando o Portador deste nome exclusivo, como Aquele que tem um propósito e que faz que venha a Ser.

Se Deus é, e, se o evangelho é o poder de Deus, precisamos primeiro conhecer a Deus.

1 João 1; 1-4 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo.

João 1; 1-4 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

Gênesis 1; 1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

Esta palavra Deus, na primeira frase da bíblia, é Elohim. El é Deus; Elohim significa Deus plural ou corporativo, no sentido de compartilhamento da vida, de forma que o existir de Deus significa compartilhar a vida dEle e, fora dEle, ou em separação dEle, é a morte, como veremos à frente, pois morte é separação de Deus e é resultado da escolha de viver em separado dEle.

15.2- O poder de Deus.

Em que sentido Deus é poder? A resposta, de alguma forma, também está incluída no significado da palavra Elohim como força de direção no plural e de onde emana tal poder.

O poder de Deus emana do que Ele é ou dEle Ser. É o poder de uma vida plenamente compartilhada. E este poder é manifestado na criação e na obra de Deus. A criação é só a primeira obra de Deus.

Romanos 1; 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

Este poder do Ser de Deus (estas considerações adicionais, a seguir, não fizeram parte da proclamação do evangelho, mas estão transcritas aqui para ilustrar este poder tremendo do Amor e do Ser de Deus), que é amor, é também descrito como um fogo. A palavra para amor, no segundo verso do Cântico dos cânticos (porque melhor é o seu amor do que o vinho), deriva de uma raiz, não muito utilizada ou conhecida, com significado de ferver, estar muito quente ou ardendo em chamas, como labaredas girando ou dançando naquela dança da pericorese ou a dança do amor divino.

A ideia da pericorese, mencionada pela primeira vez por Gregório de Nazianzo, (329-389), dos pais da Capadócia, e depois enfatizada por João Damasceno (676-749), veio de uma brincadeira de roda de crianças.

A brincadeira consistia em uma criança ficar no meio e as outras na roda, enquanto a roda rodava, uma ficava imóvel no meio. Em certo momento, a que estava no meio vinha para a roda e alguma da roda vinha para o meio.

João Damasceno viu nesta brincadeira, um bom exemplo para descrever a relação que há na divindade, enquanto uma Pessoa da divindade (hipóstase) está em evidência, as outras estão ao redor, de sorte que a obra feita por uma Pessoa é ação da divindade por completo. Cada Pessoa da divindade está em interação com as Outras. Deus não precisava criar nada para ser completo, pois as Pessoas já eram completas umas nas outras, mas resolveram criar o homem a sua imagem e semelhança, por um ato de amor e graça.

Deus criou e chama o homem para viver o amor que existe na relação entre as pessoas da divindade. A comunhão de vida entre os santos, só existe por causa deste ato de amor, de forma que não faz sentido, aqueles que dizem participar dessa comunhão no Espírito Santo, não refletirem o amor de Deus, manifestado em Cristo.

O sentido da Pericorese é a inter-habitação das Pessoas Divinas umas nas outras, ou seja, a sua impossibilidade de isolamento ou fechamento em Si próprias. Nenhuma das Pessoas Divinas o é isoladamente, mas apenas em comunhão, interpenetração e doação plenas. É a dinâmica do Amor na sua expressão definitiva da Unidade indissolúvel do maravilhoso Ser de Deus

Grande parte da matéria visível existente no universo, está nas estrelas, num estado de plasma, às vezes, considerado o quarto estado da matéria. Ele é distinto dos estados de baixa energia da matéria, sólido, líquido e gasoso. O plasma possui elétrons capazes de mover-se livremente, e possui propriedades fantásticas, liberando quantidades imensas de energia.

Esse impressionante movimento giratório contínuo no plasma, pode ser visto, de outra forma, quer em nível atômico e subatômico, nos elétrons se movendo ao redor do núcleo dos átomos, quer no nível astronômico, entre estrelas, planetas e galáxias se movimentando no espaço.

Salmos 19; 1-6 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor.

Isaías 45; 18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.

Como Deus é assim todo poderoso, em sua comunhão de amor, que propósito tem na criação? Ao nos criar à sua imagem e semelhança, Deus tem o propósito de compartilhar essa maravilhosa e eterna comunhão de vida conosco. Por isso, nossa vida, sem Deus, perde completamente todo o sentido e fica vazia.

Mas como este pleno compartilhamento da vida em Elohim é Amor e o amor envolve escolha livre, Deus, ao nos criar, à sua imagem e semelhança, não pode e não quer usar o seu poder criador para nos forçar a partilharmos da vida dEle. Ao nos dar a vida da criação, Ele nos coloca diante de uma escolha: viver pela vida da criação, à parte dEle, o que resultará em separação e morte, ou experimentar, livremente, viver pela vida dEle, compartilhando-a, plenamente, com Ele.

Para salvação

Porque a salvação se tornou necessária? Porque Deus, logo após terminar a obra da criação, teve que começar uma outra obra: a da redenção?

No que se refere ao Amor ou à vida compartilhada de Deus Elohim, o propósito da criação, e de termos sido criados à imagem e semelhança dEle, era para podermos escolher participar dessa comunhão de vida da divindade, de forma que recebemos a vida da criação para escolhermos a vida eterna.

A vida da criação significa você participar da existência ou existir e, para isso, você não tem escolha, mas, após existir, e receber a vida da criação, você pode escolher apenas viver por essa vida da criação, o que irá então leva-lo à morte, uma vez que não haverá permanência e continuidade, ou experimentar o compartilhamento da vida divina, que era o significado de comer da árvore da vida.

O comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, que Deus advertiu para não comer, o que resultaria na morte, significa essa escolha de vivermos por nossa própria conta pela vida da criação, pretendendo conhecer o bem e o mal, sem depender de Deus ou de nos relacionarmos com Ele pela vida eterna compartilhada.

A questão da origem do mal e o que é o mal parece, a princípio, complicada, e, sem aprofundar nos detalhes neste momento, e admitindo que Deus é bom e não originou o mal, ao pretendermos, pela vida da criação, conhecer o bem e o mal, independente de Deus, estamos, na verdade, querendo conhecer ou experimentar alguma coisa fora de Deus e, de alguma forma, está é a origem do mal: agir ou pretender conhecer à parte de Deus ou fora do compartilhamento da vida de Deus. E fora desse compartilhamento é a morte. Morte não é o não existir, mas o existir sem relacionar com Deus.

Romanos 5; 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

Ao escolhermos conhecer o bem e o mal, agindo por conta própria, à parte de Deus, pela vida da criação, que Ele mesmo nos deu, nos afastamos dEle, caímos e já estamos no domínio da morte.

Sendo a morte a consequência de uma escolha, por uma sentença que não faz parte do propósito principal do Criador, o compartilhamento da vida eterna fica suspenso, até que a sentença seja plenamente cumprida, satisfazendo os requisitos da justiça na mesma instância que determinou a sentença de morte.

O atributo divino de Ser Amor não pode conflitar com o atributo divino de Ser Justo, de forma que a obra da salvação se torna necessária.

Como não vamos entrar em detalhe sobre a origem do mal, podemos apenas dizer que este mesmo princípio, de criaturas agirem independente, está relacionado com essa origem e a escolha do homem, ao tomar o mesmo caminho, não teve apenas a consequência da morte espiritual, ou perda do relacionamento com Deus no espírito, e a subsequente morte física, mas, também, a corrupção interior pela predominância da vida da alma, ou do eu, e o domínio do mundo (ou do cosmos) pelas forças do mal, que, inicialmente, se rebelaram contra Deus.

Desta forma, o homem ficou e já nasce com o espírito morto e afastado de Deus por causa do pecado, e com a mente e demais atributos da alma completamente corrompidos pela predominância da carne e do pecado e manipulados pelo sistema do mundo hostil e meio oculto, sob influência e domínio de Satanás, do qual não temos como escapar, ainda que sequer saibamos que estamos escravizados nele.

De todo o que crê

Mas será que podemos escapar só por sabermos todas essas coisas e por refletir um pouco sobre o evangelho?

O evangelho é o poder de Deus para a salvação. Salvação de quem? De todo o que crê. Mas em que podemos crer, em meio a tanto conhecimento, tantas informações, muitas vezes contraditórias, e tanto engano?

Romanos 10; 8-17 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Deus enviou seu Filho (um dos participantes do pleno compartilhamento de vida em Elohim) para receber, como homem, dentro da criação, sobre Si mesmo, a sentença de morte que pesava sobre nós e apresentar-nos a proposta de podermos, uma vez justificados por esta fé e aceitação da morte dEle no lugar da nossa, escolhermos, novamente, compartilhar, pela graça, a vida eterna, não criada. Por isso, o evangelho é também uma boa nova de grande alegria.

Lucas 2; 8-14 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.

A boa nova é que nasceu o Salvador e que Ele é Cristo, o Senhor, Deus conosco. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele se esvaziou. O Deus criador dos céus e da terra como um menino enrolado em faixas, deitado na manjedoura. Era esse o sinal que os anjos deram aos pastores, que foram até Belém ver o que tinha acontecido. Os homens estavam dormindo, como muitos continuam dormindo espiritualmente, até hoje.

Efésios 2; 8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Mateus 1; 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Jesus significa salvador. Ele salvará o povo dos seus pecados.

1 Coríntios 15; 1-4 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;

Ao ouvirmos a mensagem do evangelho, tomamos conhecimento de nossa situação e da proposição de Deus para sairmos dela e nos arrependemos, ou mudamos o modo de pensar sobre estas coisas. O arrependimento mais a fé significa a conversão.

Conversão não se refere a mudança de religião, mas de direção de vida, mudança de rumo. Estávamos caminhando para a perdição eterna, alienados em relação à vida e ao relacionamento com Deus e, ao tomarmos conhecimento disso, nos arrependemos e nos voltamos para Deus, passando a caminhar em sua direção.

Romanos 3; 21-26 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

A questão da justificação está relacionada com a justiça e a santidade de Deus e, para que um pecador seja reconciliado com Deus e perdoado, é preciso que toda a justiça tenha sido satisfeita, o que foi ocorreu quando o Salvador derramou o seu sangue na cruz por causa dos nossos pecados. Assim, a proposta de Deus da propiciação pela fé no sangue de Jesus, nos é garantida, pela sua graça, para todo o que crer. A fé é a aceitação da proposta de Deus; é a assinatura no contrato, que nos garante a salvação e a plena reconciliação com Deus.

2 Coríntios 5; 17-21 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamos-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.