Apocalipse 12 – A Mulher – O Filho Varão – Dores de Parto
Sumário
1- Passagem bíblica: Ap 12:1-6/13-17
1.6- Afinal, quem é esta mulher?
Passagem bíblica: Ap 12:1-6/13-17
Vs 01: Passo 01
- Descendente
- Mulher/Alegorias
Gn 3:15-16
↓ ↓
Vs 1 Vs 2
Gl 3:15-16/27-29 ↲ ↳ Dores de parto
- Lua debaixo dos pés Textos indicados
- Sombras da Lei Hb 9:23
- Trevas/Pecado → Hb 10:1-4
- Imperfeição Nm 28:11-14
- Sol da justiça Textos indicados
- Realidade da lei → Ml 4:1-4
- Glória de Deus → Ap 1:16
- Perfeição
- Coroa de 12 estrelas Textos indicados
- Ressurreição → Dn 12:1-3/7
- Restauração → Gn 15:5
Vs 02: Passo 02
- Dores de parto – Contextualização:
- Visão profética
“Arquitetura” da Revelação → Promessa – Gn 3:15-16
→ Tempo de Jesus – 1º Cumprimento Profético
→ Tempo do fim – 2º Cumprimento Tempo Final
Versículos-chaves
- Is 66:4-7;8-13 → Aponta para Lc 19:41-44 → Jesus chorou
- Jo 16:16-23:
- Dores finais;
- Mt 24 – Princípio das dores;
- O próprio Senhor Jesus fala sobre as dores de parto.
- Mq 5:2-4
→ Porque o remanescente voltará?
→ 02 Testemunhas.
- Jo 30:1-7
Vs 5, 6, 14-17: Passo 03
- Arrebatamento do filho varão.
- Mulher no deserto.
- Guerra contra a descendência.
Explicação do Estudo
Origem desta contextualização que vincula:
- Mulher;
- Dores de Parto; → Gn 3:15-16
- Descendente/Descendência;
Descendente/Descendência
→ Gl 3:15-16
- Note a menção “…Promessas feitas a Abraão e ao seu descendente …”
- Veja que isto em conexão com:
- Rm 4:6-12;
- Rm 2:25-29.
- Embora haja muitos outros textos, estes por si só, já deixam claro que a descendência de Abraão é Cristo e isto já aponta para as duas casas de Israel.
→ Gl 3:27-29
- Observe a expressão “…De Cristo vos revivestes”, ou seja, a igreja (Judeus + Gentios, ambos convertidos) estão vestidos de Cristo.
- “…Todos vós sois Um em Cristo Jesus…”. Observe que este “Todos vós…” diz respeito a judeus e gentios, ambos convertidos a Cristo.
- Por este motivo, o apóstolo Paulo faz uma alusão detalhada sobre esta realidade em Ef 2:11-22
- Tanto é verdade que ele vincula esta união a:
- Um só corpo (Cristo) – Vs 16
- Um Espírito – Vs 18
- Família de Deus (Não há mais estrangeiros – Ex 12:48)
- Edificação mediante o fundamento de apóstolos e profetas sendo Cristo Jesus, a pedra angular – Vs 20
- Retornando a Gálatas – Cap 03 Vs 28-29
- “…Todos vós sois Um em Cristo Jesus.” – Vs 28
- “…Se sois de Cristo também sois descendência de Abraão e herdeiros segundo a profecia.” – Vs 29
- No Vs 29 a palavra original é descendência, não descendentes. Parece um preciosismo, mas não é. A palavra “descendentes” é utilizada a primeira vez para com os “seguidores da serpente”.
- Logo a interpretação conjugada destes textos nos leva à seguinte conclusão:
- Descendente da mulher → Cristo;
- Descendência de Abraão → Cristo → Gn 26:3,5,13,18;
→ Gn 17:7,10,11-14.
→ Igreja → Judeus + Gentios, Ambos convertidos. Por causa de Cristo.
- Observe como não há como desvincular as promessas feitas aos Patriarcas e, por meio deles, compreendem no plano de Deus a redenção das 2 Casas de Israel. Por este motivo este entendimento é chave no contexto.
- Observe então que a visão desta mulher traz figuras que não se limitam:
- Somente a Israel (Como povo físico-literal).
- Somente a Maria, mãe de Jesus.
- Ao estabelecer figuras correlatas como:
- Lua sob os pés;
- Vestida do sol;
- Coroa de estrelas na cabeça.
- Temos de correlacionar com:
- Descendência;
- Dores de parto.
- E pretendemos buscar a plena compreensão juntando todas essas figuras.
→ Observe que Paulo não está se contradizendo:
Gl 3:16 (Descendentes) X Gl 3:29 (Descendentes)
↓ ↓
Palavra no plural. Palavra no singular. (Original grego)
↓
O descendente é Cristo.
↓
Nós somos descendência.
↓
Relação com o Cristo Corporativo.
- Somos descendência porque somos UM NELE, que é como o texto diz: Descendente.
→ Logo fica claro que “…Os restantes da sua descendência …” apontam para a Igreja.
→ Mas vamos investigar melhor quem é esta Mulher:
→ Mas, recapitulando:
- Quando virmos nas Escrituras as palavras descendentes ou descendência;
- Quando estas palavras estiverem num contexto profético que vincula as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó;
- Quer dizer que nós, como Igreja, como Corpo de Cristo, estamos incluídos;
- Porque as promessas feitas ao descendente nos atingem por sermos sua descendência e, portanto, herdeiros das promessas também.
→ Veja que em Apocalipse temos:
- Ap 12:13-16 → O dragão vai perseguir a mulher, mas sua perseguição aqui é infrutífera.
- Ap 12:17 → O dragão vai pelejar contra os restantes da sua descendência (Da mulher).
- Logo, parece claro que a mulher é a Igreja, aqui compreendido como sendo as Duas Casas de Israel.
- Há uma outra interessante e curiosa correlação:
- Ismael x Isaque (Herdeiro das promessas);
- Hamã x Mordecai (Figura do povo de Deus);
- Jesus (Bebê) X Herodes.
→ Parece haver uma correlação entre as perseguições, de tal forma que a manifestação carnal é, e parece sempre ter sido, uma arma de satanás, buscando eliminar o povo de Deus por meio de onde surgiria o Messias.
→ Enquanto o povo de Deus não se colocar claramente como um povo santo e santificado/consagrado.
→ Enquanto houver ainda tanta manifestação das obras da carne na igreja do Senhor.
→ Como as dores de parto poderiam ser tais que fariam vir a luz, em correlação com as profecias do tempo do fim, a vinda do Senhor segunda e última vez para o estabelecimento do reino milenar?
- Obs: Neste sentido, entenderemos melhor mais a frente, o que representam estas Dores de Parto.
→ Em Gn 3:15-16 nos é dito que o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente.
→ Por este motivo Paulo em Rm 16:20, demonstrando compreender esta realidade nos diz: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo de vossos pés a satanás.”
→ Ou seja, quem esmaga a serpente é o descendente da mulher, Cristo. Mas nós, Igreja, somos o Seu Corpo. Por isto Paulo diz em Rm 16:20 que seria debaixo de nossos pés.
→ Isto deixa claro a realidade espiritual corporativa do Corpo de Cristo vinculada aos eventos finais.
Afinal, quem é esta mulher?
→ A lua debaixo dos pés
- O fato de a menção ser “debaixo de”, “debaixo dos pés”, já nos aponta para algo sobre o qual esta mulher teria, domínio, controle. Ou seja, seria algo que ela já “venceu”, já conquistou. Isto fica claro quando analisamos a vitória de Cristo, na redenção, conforme relatado em Tg 2:3; Hb 10:12-13, dentre outros.
→ Ou seja, a ideia é a de que a lua foi sobrepujada pela mulher, uma vez que a lua está sob seus pés.
→ Ou seja, aquilo que a lua representa já não mais prevalece sobre a mulher.
→ Observe que a mulher está vestida de sol. Ora, tudo dá a entender que ela se desvestiu da lua e se vestiu ou revestiu do sol (Ct 6:10).
Então, afinal, o que a lua representa?
→ Tudo sugere, em conexão com tudo que vimos, que a lua teria relação com a velha aliança, ou melhor, a antiga aliança; a Lei.
→ Porque? Porque, dentre outros, vemos uma correlação entre:
- Nova Aliança – Cristo – Novo Homem – Sol;
- Antiga Aliança – Lei – Velho Homem – Lua.
→ Inclusive, nos textos de:
- Gálatas 3:27 – Revestidos de Cristo;
- Efésios 4:20-24 – Despoja o velho, veste o Novo;
- Romanos 6:3-14 – Relação com a Graça em Cristo;
- Colossenses 3:1-11 – Fala da manifestação de Cristo em Glória;
- I Coríntios 13:12 – Conhecer como sou conhecido;
- I João 3:1-3 – Seremos semelhantes a Ele;
- II Pedro 1:16-19 – A estrela da manhã.
→, Porém, vemos que Deus, no início da criação estabeleceu uma correlação entre:
Luz → Dia;
Noite → Trevas. (1º dia)
→ Depois, no quarto dia, Deus criou os luminares para governarem:
O maior → O sol → Dia;
O menor → A lua → Noite.
→ Logo, há uma correlação entre a lua e os contextos de:
- Sombras da lei (1)
- Trevas/Pecado (2) (Conforme acima)
- Imperfeição (3)
→ Mas onde vemos a relação com (1) e (3)?
→ E haveria uma conexão entre (1) e (3) com (2)?
→ A lua como tipificação da sombra da Lei e da imperfeição:
- Lv 23:1-14 – As Festas Fixas do Senhor;
- Nm 28:11-14 – As Ofertas contínuas e a relação com a Lua Nova.
- Observação:
Sabemos que o Calendário Judaico é lunissolar.
Sabemos que a Lua Nova marca o início dos meses para os Judeus.
Sabemos que estas ordenanças são relacionadas a Lei, embora as Festas guardem um caráter escatológico e profético tremendos.
- Para detalhamento deste tema verificar:
- Resumo das estações de Deus – Inverno/Verão;
- Resumo das Festas Fixas do Senhor em conexão com o tempo do Fim.
- Outro aspecto importante é entender as correlações entre:
- Lua – Sombras da Lei. “Velha” aliança
- Trevas/Pecado. → Conforme Gênesis → Criação (Noite/Dia)
Imperfeição. Queda/Dores de Parto
- Sombras da Lei/Imperfeição → Revelar a natureza humana.
Seu estado pós queda.
→ Incapacidade humana de cumprir a Lei mosaica.
→ Aponta para realidades espirituais plenas e reais em Cristo.
- Sol – Realidade da Lei. “Nova” aliança
Glória de Deus → Fica evidente que aponta para o nosso Senhor Jesus Cristo.
Lei de Cristo
→ Hb 9:23-28
- Observe a utilização de alguns termos:
Vs 23 → Figura das Coisas terrenas X Coisas celestiais;
Vs 24 → Santuário feitos por mãos X Santuário verdadeiro (Céu);
Vs 25-26 → Trabalho do Sumo Sacerdote → “Muitas vezes” X Uma única vez;
Vs 27-28 → Cristo aparecerá pela segunda vez, sem pecado, aos que O aguardam para a Salvação.
→ Hb 10:1-4
Menção explícita da lei como sombra dos “bens vindouros”, não a “imagem real” das coisas.
Obs: Vemos pelo texto em Hb 10:3-4 que Deus se lembrava, através daqueles sacrifícios, dos pecados do povo. E isto todos os anos. Claro, não somente Deus se “lembrava”, mas também o povo.
Claramente esta é uma menção que tipifica a “Velha” Aliança, a interpretação humana.
Neste sentido é importante entender que na “última” expiação, os nossos pecados serão completamente esquecidos por Deus, conforme Mq 7:18-20.
Isto não significa que o sacrifício de Cristo na cruz não foi pleno; sim, ele o foi. Mas no contexto escatológico-profético do cumprimento das Festas e para a completa aniquilação do pecado na raça humana, há que se cumprir o dia da Expiação, de tal maneira que duas coisas se materializem:
- A salvação da casa de Judá (Judeus) e o estabelecimento do Reino na Terra.
- A aniquilação do pecado nos redimidos através da redenção do Corpo. Somente assim o Sumo Sacerdote pode deixar o Santo dos Santos e assim Ele não mais necessitará fazer intercessão pelos nossos pecados e fraquezas diante do Pai, concluindo assim Seu ministério de nosso advogado diante do Pai.
- A lua, portanto, está regendo a Antiga Aliança; inclusive o início de cada mês no Calendário Judaico era assim entendido a partir do aparecimento da Lua Nova.
→ O Sol da Justiça:
→ Agora, a mulher está “revestida do sol”, ou seja, ela está em novidade de vida.
→ Com isto, Deus parece evidenciar nela a Luz, a Sua luz. Assim como o Senhor mesmo disse que nós, os que cremos, devemos ser luz neste mundo.
- Observe que, ainda que em novidade de vida, nós pecamos. Mas isto é “acidente de percurso”, não um “modus vivendi”. E é por isto e, com base na Obra Redentora na cruz que o Senhor, como Sumo Sacerdote, oficia como nosso Advogado diante do Pai.
- Mt 4:1-4
→ Menção ao Sol da Justiça!
→ Observe a relação entre:
- Sol da justiça;
- Trazendo Salvação.
- Ap 1:16
→ A Mulher está vestida, ou revestida, de Cristo.
→ As 12 estrelas (Coroa na cabeça):
Dn 12:1~3;7
Vs 02 e 03
→ Faz uma clara associação entre:
- Ressurreição;
- As estrelas.
→ Observe a palavra “pois” no Vs 03. Parece clara, não?
Obs: Veja que em Gn 15:5 o Senhor manda Abraão contar as estrelas dizendo que, assim como elas, assim seria sua descendência.
→ Logo, a palavra estrelas está vinculando duas verdades extremamente importantes:
- A Promessa aos Patriarcas → Relação com as Duas Casas de Israel.
- A Ressurreição – Conforme vimos em Daniel.
→ Mas, e porque 12 estrelas?
- Pelo fato de que somente através da consumação dessas coisas, com corpos ressurretos e redimidos, é que as 12 tribos apontando para as 2 Casas serão de fato, unificadas.
- O número 12 fala do governo celestial de Deus, da Sua perfeição e completude atemporal. Ou seja, fala de uma plena restauração.
→ Dn 12:7 – A menção a “… Que isto seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo …” Está ligado a Apocalipse 10, tanto sob o ponto de vista de como o Anjo se apresenta, como também na questão temporal “…Já não haverá mais demora, ou “mais tempo” (Ap 10:6).
→ Ambos os contextos apontam para a Ressurreição dos Santos.
→ Veja que, neste aspecto, as Dores de Parto estão se processando cada vez mais intensamente. Porque?
- Porque será um tempo terrível, de muita dor e sofrimento.
- A consciência dos salvos, acrescida da pregação das Duas Testemunhas vai deixar as coisas claras para os sábios e entendidos (Cristãos apercebidos).
- O desejo por redenção do corpo e o estabelecimento do Reino do Senhor na terra fará a Igreja gemer pela Sua volta.
As dores de parto
- A primeira grande questão em Apocalipse, notadamente na questão de Dores de Parto, é que ela evidencia esta questão através de 3 mulheres, ao longo de toda a Escritura:
1 – Eva → Dores de Parto;
2 – Maria → Nascimento de Jesus;
3 – Mulher (Ap 12) → Tem Dores de Parto como Eva e Maria; vai para o Deserto/Egito como Maria.
- Ora, se Adão é figura daquele que havia de vir (Cristo), então quem é a Mulher senão figura de Eva, ou neste sentido, a Igreja.
Eva → Adão
↓ 2.000 anos
Moisés
↓ 2.000 anos
Maria → Jesus
↓ 2.000 anos
Igreja → Tempo do fim
↳ Este contexto escatológico fica implícito neste contexto das Dores de Parto.
- Isto fica mais claro ainda quando vemos que Jesus fala a Maria, naquele contexto, sua mãe em Jo 2:4, “mas Jesus lhe disse: Mulher, que eu tenho contigo? Ainda não é chegada a Minha hora.”
- O que parece ser uma resposta ríspida de Jesus a sua mãe é, na verdade, uma fala profética com respeito a Mulher/Igreja mencionada em Ap 12 quando da iminência do cumprimento de todas as coisas. Por isto Ele diz “Ainda não é chegada Minha hora”.
- Logo, as Dores de Parto que Eva sentiu para trazer seu Jesus ao mundo era figura das Dores de Parto para Cristo ser formado na Igreja.
- Quando Eva teve seu primeiro filho, ela já experimentou as Dores de Parto como consequência do pecado de Adão (E dela).
- Quando Jesus nasceu, Maria também teve Dores de Parto.
- Logo, a mulher em Apocalipse tem Dores de Parto por causa da multiplicação do pecado na raça humana. E pelo gemido dos redimidos por libertação plena das consequências do pecado na natureza humana. A dor e o sofrimento por causa do pecado estarão no ápice da história humana.
2.1- Is 66:4-7;8-13
→ Como pode nascer um menino e somente depois vir Dores de Parto?
→ Observe a relação entre:
- Menino;
- Terra; > Sião (Governo de Deus)
- Nação.
→ Nascer uma terra, uma nação num só dia?
Vs 04 → Tipifica o tempo dos Profetas.
Vs 05 → Ouvi a Palavra do Senhor → Os que O temem.
Vs 06-8 → Quando Jesus veio, o povo não só não O reconheceu como ninguém gemia, chorava e se arrependia por causa de seus próprios pecados. Assim Ele nasceu.
→ Que interessante! Nasceu O menino, mas as Dores de Parto, neste sentido, vieram depois.
→ Uma nação não nasce num único dia, nem mesmo uma terra. É um processo. Mas no contexto espiritual, pode.
→ Porque o contexto espiritual? Porque Sião está associado nas Escrituras ao Governo de Deus. O Israel de Deus vai nascer num único dia: O Dia de Seu retorno com a ressurreição dos Santos e a conversão da Casa de Judá (Judeus).
→ Israel significa: “Aquele que governa com Deus”. Logo, é para esta realidade que a menção Sião aponta.
→ Veja que isto confere plenamente com as promessas feitas aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó e com as profecias contidas no A.T., notadamente a profecia das 70 semanas. (Dn 9:24-27)
Obs: Ao mencionar o contexto de nascer num só dia uma nação, uma terra, o Senhor não está se referindo ao restabelecimento do povo de Israel (Literal) em 1948. O contexto é muito mais abrangente e envolve os eventos do tempo do fim, da mulher com Dores de Parto; da realidade plena de Seu governo (Sião).
→ Is 66:13
→ O contexto está claramente relacionado a Lc 19:41-44 (Onde Jesus chorou)
→ Observe Is 40:1-31 tem um contexto profético tremendo.
→ Houve, na época do general Tito, um cumprimento profético desta passagem.
→ No tempo do fim, a casa de Judá ao reconhecer em Jesus Cristo o Messias aguardado, o Cordeiro Pascal imolado; também eles receberão a Salvação.
→ É importante entender então que o que aconteceu com Jesus no tempo de Maria está sucedendo agora com a Sua igreja.
→ Cristo foi formado em Maria e agora está sendo formado na Igreja. Maria estava grávida para nascer o Filho, e bem assim está a Igreja, no tempo do Fim.
→ O Senhor está utilizando figuras para fazer o cruzamento de revelações a fim de nos instruir.
→ Gl 4:19 → Dores de Parto → Cristo formado em vós!
→ Jo 16:16-23a
- Naquele dia é uma expressão profética nas Escrituras e está relacionada à Sua volta.
- Alegria completa só há na Sua vinda.
- Vs 20 parece estar intimamente relacionado a 2ª metade da última semana. Está ligado as dores finais. Mt 24 cita isso. O princípio das Dores.
- Quando uma mulher está grávida e tem Dores de Parto, ela deseja que o filho nasça logo:
- Porque isto faz terminar aquelas dores fortíssimas, insuportáveis, angustiantes.
- Ela tem profundo desejo de ver o seu filho face a face.
- No natural, uma gravidez deve durar entre 38 a 42 semanas. Analogamente 42 meses é o prazo máximo determinado para o sofrimento, as Dores de Parto da Igreja para o nascimento do Filho.
Mq 5:2-5:
→ Quem estará com Dores de Parto é o Israel de Deus, a Igreja, judeus e gentios, ambos convertidos.
→ Este contexto apresenta ligação direta com Ap 12.
→ Em certo sentido, a tribulação durará até o Filho nascer.
→ Enquanto as Dores de Parto estiverem acontecendo, então “O restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel”.
→ Ou seja, até que se complete o Israel de Deus, a restauração terá curso e as Dores de Parto serão instrumento de Deus para esta finalidade.
Jr 30:1-7
→ Aqui deixa claro o Israel de Deus: As Duas Casas. Casa de Judá e Casa de Israel.
→ Aqui deixa claro a realidade espiritual. Vs 06. Homens com Dores de Parto? Ou seja, fala de um Povo, uma Nação.
→ Veja outro ponto importante: A relação de Dores de Parto com o tempo de angústia (De Jacó).
Passo 03: O filho varão
Ap 12:5-6; 14-17
Vejamos as correlações entre Apocalipse 12 e Daniel 7.
Obs: Veja que Maria também foi perseguida na época de Herodes por causa do nascimento do Menino. Ou seja, Maria está colocada neste contexto profético porque ela faria a conexão entre:
- O que sucedeu ao povo de Israel (A.T.);
- O que acontecerá com a Igreja (N.T.).
Continuando as correlações entre Apocalipse e Daniel
Atenção: Quando Paulo perseguiu a Igreja, a menção bíblica em At 9:4 é a de que ele o fez, pelas Palavras do próprio Senhor Jesus Cristo.
Logo, há uma importante questão a ser entendida:
- O dragão visa perseguir Cristo;
- O dragão persegue a Igreja, que é descendência da Mulher, porque ela se opõe a Cristo nela.
- A Igreja e Cristo são Um. A Igreja está “grávida” de Cristo e sofrendo as Dores de Parto para que Ele venha a “nascer”.
Logo, temos duas “destinações” diferentes para a Igreja no tempo do Fim:
- Parte estará fora da vista da serpente no deserto – Filadélfia;
- Parte estará sofrendo a perseguição e morrendo pelo Nome de Cristo – Esmirna.
Obs: Na realidade ambas Igrejas são representativas de duas vertentes cristãs e suas respectivas posições no tempo da Grande Tribulação.