A Estrela da Manhã

Sabe-se que o Planeta Vênus, o segundo maior planeta do sistema solar, é coberto por uma densa camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas. Estas nuvens são capazes de refletir até 60% do brilho da luminosidade que recebem do sol.

Em função disto Vênus é o corpo celeste mais luminoso, depois da lua. Ele é mais brilhante que qualquer estrela vista no céu, atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada e pode ser facilmente observado quando o sol está abaixo no horizonte, ao amanhecer e ao anoitecer.

Por causa dessa característica o Planeta Vênus se tornou conhecido como a Estrela da Manhã, porque ele é visto antes mesmo que o sol apareça completamente.

A Bíblia Sagrada, ao falar do anjo que tornou-se Satanás, diz que ele era portador de luz uma vez que refletia a luz que emanava do Trono da Graça, em função de sua proximidade com Deus. Por essa característica semelhante à do Planeta Vênus, Lúcifer é chamado, também, de Estrela da Manhã.

Isaías 14:12 –  Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ

Apocalipse 22:16 –  Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

Enquanto Vênus é conhecido como a Estrela da manhã, pela sua capacidade de refletir até 60% da luz solar que recebe, o sol, a estrela central do sistema solar produz sua própria energia e luz que se espalham pelo cosmos, alcançando todos os planetas que em torno de si orbitam. Da luz solar dependem todos os demais corpos celestes, principalmente o Planeta Terra.

A diferença, portanto, entre o sol e o Planeta Vênus é que este não possui luz própria, apenas uma capacidade reflexiva, enquanto o sol produz ou gera sua própria luz, sendo ele uma imensa bola incandescente, de cuja luz dependem os planetas que orbitam em torno de si. Se Vênus é conhecido como a Estrela da Manhã, o sol, por sua vez é a Resplandecente Estrela da Manhã.

Em Malaquias 4:2, na última profecia do Velho Testamento, a respeito da vinda do Messias ao Mundo, Jesus é chamado de “Sol da Justiça”.

Malaquias 4:2 –  Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

Se Jesus é o sol da justiça e ele mesmo se apresenta em Apocalipse 22:16 como a “resplandecente estrela da manhã”, conclui-se que o texto de Apocalipse 22 não está tratando da mesma pessoa de Isaías 14. Neste, a estrela da manhã é Lúcifer; em Apocalipse, a resplandecente estrela da manhã é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Enquanto Lúcifer apenas refletia a glória que vinha do trono de Deus, Cristo é a própria luz que emana do Trono de Deus e que ilumina a cidade santa – Ap 21:23 .