O Topázio

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“Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista”. Ap. 21:19-20.

Nona fundação do muro da Nova Jerusalém

Vamos para a Palavra do Senhor considerando outros pontos, outra das pedras preciosas que se costuma falar. Deus usa estas pedras com seus apóstolos e com as tribos de Israel.

Estas associações são usadas por Deus para falar conosco. Deus realmente fala conosco quando olhamos para a história de suas tribos, a história e o caráter desses apóstolos, e a composição e características dessas pedras.

Vamos para o livro de Apocalipse 21:20; vamos para a quinta frase, onde diz: “a nona, topázio.” Com a ajuda do Senhor, vamos considerar o nono fundamento do muro da Nova Jerusalém que é o topázio, no qual está escrito o nome do apóstolo Tiago, filho de Alfeu.

Irmãos, aquele nome “topázio” foi aplicado não apenas a uma pedra, mas na história o nome topázio foi aplicado a vários tipos de pedras; bem, Deus escolheu aquele nome e Deus conhecia a história. Deus quer nos dizer algo.

Mais tarde entenderemos um pouco; é interessante ver como cada pedra e sua composição coincidem com cada apóstolo, com cada tribo e também com sua situação.

Este nono é Tiago, filho de Alfeu; em todas as quatro listas dos doze apóstolos no Novo Testamento, seja em Mateus, seja em Marcos, seja em Lucas, ou em Atos dos Apóstolos, onde as quatro listas estão, em todas as quatro listas Tiago filho de Alfeu, porque há outro Tiago, filho de Zebedeu, mas Tiago, filho de Alfeu aparece em todos na nona posição.

Não entendemos que seja uma coincidência; isto tem que ter um significado, porque senão, poderia aparecer primeiro, oitavo, décimo; mas não; em todas menções aparecer em nono. Isto é muito significativo.

Significado dos números na Bíblia

Os números também têm significado na Bíblia. Por exemplo:

  1. O número 1, a quem pode se aplicar senão ao próprio Deus? Para nosso Pai;
  2. O número 2, o número do testemunho, é aplicado à Testemunha fiel e verdadeira, que é o Filho de Deus;
  3. O número 3 já é a Trindade completa, incluindo o Espírito Santo;
  4. O número 4 é o número da criação, porque depois de Deus, Deus queria que a criação existisse além Dele. Mas visto que Ele é o 1, o 2 e o 3, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a criação corresponde ao número 4; os 4 cantos da terra, as 4 faces dos querubins; Deus é adorado em Apocalipse capítulo 4 pela criação; o número 4 é o número da criação;
  5. O número 5 é o número da graça, pois qual é a outra obra que Deus fez, após a criação? Quando a criação caiu, o Senhor veio para salvá-la; o número 5 é o número da graça; o altar de bronze representando a cruz de Cristo, onde o cordeiro e os bodes expiatórios eram sacrificados, tinha cinco côvados de largura e cinco côvados de comprimento, mostrando que o número 5 é o número da graça.
  6. O número 6 é o número do homem. Deus criou o homem no sexto dia; esse número parece aplicado ao homem.
  7. O número 7: em toda a Bíblia aparece o número 7, o número da conclusão, o número da perfeição da obra de Deus. Deus, 3 + 4 = 7, Deus trabalhando com sua criação; o número 7, sete castiçais, sete estrelas, sete anjos, sete selos, sete trombetas, sete taças, sete bem-aventuranças, sete, sete, sete.
  8. O número 8, número da ressurreição, porque o Senhor ressuscitou no oitavo dia, ou seja, após o 7º; o primeiro dia é o 8º; o número 8 é o número da ressurreição.
  9. O número 10, número da generalidade da humanidade. A tabela das nações aparece no número 10, as virgens que esperam pelo Senhor são 10 virgens, os dedos da estátua do reino dividido final são 10; 10 chifres; número da generalidade das nações;
  10. Até mesmo o número 11 é usado pelos Cabalistas para dizer que existem 11 sefirot ou emanações.
  11. O número 12, número da conclusão final da obra de Deus; no final, na Bíblia tudo é 12; os doze apóstolos, as doze pedras, os doze fundamentos; 12 x 12 = 144, altura da muralha na Nova Jerusalém.

A singularidade do número 09 (nove)

Os números de 1 a 12, com exceção de 9, são números muito explícitos na Bíblia. Você olha na Bíblia e vê que os significados desses números aparecem claramente na Bíblia. Mas quando você chega ao número 9, começa a dizer: Bem, o que significa o número 9? O nono parece que não aparece, parece que não está bem delineado. O que significa o número 9?

À primeira vista, ou seja, de fora, parece que o número 9 não apareceu; e precisamente o apóstolo que menos aparece na história, o apóstolo com quem mais se confundem, sobre quem menos se sabe, é precisamente Tiago, filho de Alfeu.

Irmãos, há uma confusão sobre Tiago na história, nos historiadores, nas enciclopédias; Parece que não está claro quem ele é, não está claro o que ele fez. Diz-se mesmo que ele morreu, parece que por ordem de Ananias, um sumo sacerdote de Jerusalém, mas eles nem sabem como ele morreu.

Dos outros se sabe, bem, este foi crucificado de cabeça para baixo, o outro foi crucificado em um X (X), o outro foi decapitado, o outro foi enforcado, o outro foi apedrejado, o outro foi espetado; mas quase nada se sabe sobre Tiago.

Parece não ser uma coincidência. Deus quer falar algo conosco sobre isto; há coisas que os homens não vêem, coisas que os homens não entendem, coisas que os homens não compreendem, coisas que os homens não levam em conta, e é por isso que não valorizamos.

Em vez disso, Deus vê e valoriza, e para Deus isso faz sentido; o que é desconhecido para nós não é desconhecido para Deus. E o engraçado, irmãos, é que existe a mesma confusão sobre Tiago, filho de Alfeo.

Um Tiago discreto

Quando você começa a ler os documentos da mesma igreja primitiva e dos historiadores, surge uma confusão. Eles estão falando sobre Tiago, o filho de Zebedeu, e de repente estão dizendo coisas sobre Tiago, o filho de Alfeu; e quando parece que eles estão falando de Tiago, o filho de Alfeu, descobre-se que era Tiago, o Menor; e Tiago, o Menor, se aplica a Tiago, o Justo.

Porque havia quatro Tiago no Novo Testamento:

  1. O irmão de João, o filho de Zebedeu;
  2. O filho de Alfeu, possivelmente Tiago, filho de Alfeu é irmão de Mateus, porque alguma vaga tradição diz que ele como ele era um cobrador de impostos como Mateus. Mateus é claramente chamado na Bíblia de publicano, o cobrador de impostos, mas ele possivelmente tinha um irmão discreto, e sublinho a frase “discreto”, porque esta é a característica desta pedra: discrição.

Deus tem servos que são tão preciosos para Ele, que os simboliza com topázio, os coloca na Nova Jerusalém, mas para os homens eles são discretos; nem todos os servos de Deus estão na primeira página.

Deus precisa de muitos servos discretos para poderem fazer Sua obra; às vezes a gente gostaria de ter uma posição de destaque e estar ali na frente, estar na frente do microfone, estar nos jornais, ou seja, ser uma pessoa com um programa de televisão, com um programa de rádio; mas as pessoas que estão ocupadas com essas coisas não podem fazer outras coisas que são muito necessárias; e Deus precisa de pessoas discretas, das quais muito pouco se sabe, talvez alguém se confunda com elas, mas mesmo assim Deus não se confunde, Deus conhece.

Se formos vitoriosos, é claro, cada um de nós terá uma pedra branca com um novo nome escrito que ninguém conhece além de nós, a não ser Tiago, filho de Alfeu, um dos de perfil discreto, não só ele tem uma pedra branca com um nome que só ele conhece, como seu nome está no nono fundamento do muro da Nova Jerusalém; nenhum de nossos nomes está lá, nenhum dos grandes na história da igreja está lá, mas este apóstolo Tiago, de quem quase nada se sabe, Deus o escolheu e o tem naquele lugar preponderante; alguém que era tão discreto com os homens, não com Deus.

Deus sabe por que você o escolheu; Deus fez seu trabalho com ele; O mínimo que sabemos de todos os doze apóstolos é este, o nono, Tiago, o filho de Alfeu. E essa mesma confusão existe entre os historiadores, entre a própria igreja primitiva, sobre quem era este apóstolo, como ele viveu, como ele morreu; tão poucas coisas se sabem sobre ele.

Características do Topázio

Esta mesma confusão se reflete nas pedras preciosas que são chamadas de topázio; é curioso. Existem várias pedras chamadas topázio; são pedras diferentes. Há algumas informações que seria interessante transmitir sobre o topázio, os dois topázios principais. Digamos que existam duas pedras principais, cada uma com suas variedades, que foram chamadas de topázio.

  1. Ambos são silicatos, mas um, digamos topázio moderno, é um topázio muito bonito, é um fluorsilicato de alumínio. A fórmula é Al2F2SiO4, fluorossilicato de alumínio.
  2. Outra pedra também chamada de topázio é o peridoto; É claro que os especialistas em pedra não querem mais chamar de topázio o que costumava ser chamado de topázio; então eles o chamam de peridoto, que é uma palavra semelhante à palavra hebraica para topázio; a palavra hebraica para topázio é pitheda.

Antes de falar sobre a pedra, seria importante falar sobre o nome da pedra; porque em relação ao mesmo nome que é dado a várias pedras, há confusão em se aplicar o nome topázio; entre os próprios joalheiros, há confusão. Além de descobrir quem é Tiago, filho de Alfeu, há confusão, o mesmo acontece com a pedra topázio; alguns dizem: este é o topázio; outros dizem: não, este é o topázio; outros dizem: é isto; isto acontece com o topázio, assim como acontece com Tiago, filho de Alfeu. Isso é curioso.

A palavra topázio, lhe parecerá estranho, vem do verbo topar, isto é, encontrar, mas não porque foi encontrado, mas porque é difícil de encontrar; ambos fluorsilicato e silicato de magnésio e ferro, que é a forma de peridoto, cuja fórmula é (MgFe) 2SiO4, é silicato de magnésio e ferro; aquela pedra preciosa chamada peridoto, semelhante a pitheda, aquela pedra era chamada topázio; e a outra pedra, aquela de que falei, fluossilicato de alumínio, Al2F2SiO4, também é chamada de topázio.

O nome topázio vem de uma ilha onde foi encontrada uma dessas pedras preciosas, justamente aquela que hoje é chamada de peridoto, pitheda, também traduzido como topázio. Esta ilha, que é a principal fonte dessa pedra preciosa, fica no Mar Vermelho, em frente ao Egito, em frente ao porto que se chamava Berenice, a cerca de trinta e cinco milhas para o interior do mar; havia aquela ilha; e chamaram aquela ilha de Topácio porque não conseguiram encontrá-la.

É uma ilha que para o lugar, na maioria das vezes é nublada. Então, como está nublado, os marinheiros não sabiam como chegar àquela ilha, como encontrá-la, como correr para a ilha. Então, naquela ilha, eles encontraram esta pedra preciosa e a chamaram pelo nome da ilha: Topázio; a ilha chamava-se Topacio; hoje esta ilha tem outro nome; hoje o nome da ilha é Ziberguet, e também foi chamada de ilha de San Juan.

Esta ilha ainda existe, e é lá que estão as minas de topázio, que antigamente se chamava Topázio, na época dos apóstolos; é uma pedra rara, é uma pedra difícil de encontrar; até a ilha é difícil de encontrar.

É uma coisa interessante, a mesma coisa que acontece com Tiago, filho de Alfeu. Você começa a procurar pela história dele e não encontra quase nada; A Enciclopédia Britânica tem duas linhas. Duas linhas da Enciclopédia Britânica! Pouco se sabe sobre Tiago, filho de Alfeu, mas se conhecem alguns interessantes que diremos mais tarde. A Ilha de Topázio fica no Mar Vermelho e sabe-se precisamente que Tiago, filho de Alfeu trabalhou no Egito.

Características do Topázio

O topázio é duro e quebradiço ao mesmo tempo. Vamos verificar as características dessas pedras. Existem alguns como esta pedra, preciosos e outros bem esculpidos; então você percebe que esta é a pedra chamada topázio; a próxima a ela é a turmalina; são pedras preciosas.

O topázio possui características que nos chamam a atenção. O topázio tem as seguintes características:

  1. A dureza do topázio é de número 8. A escala de Mohs mostra a dureza das pedras; comece do mais macio, 1) talco; 2) gesso; e sobe para o mais duro que é o diamante, que é o número 10; o número 9 é corindo, como safira e rubi, que são corindo; e o número 8, a dureza do topázio; o topázio tem dureza número 8.
  2. É uma pedra dura e forte, mas devemos chamar sua atenção para isto, é uma pedra frágil; o topázio é duro e ao mesmo tempo quebradiço. O topázio é esculpido na forma de uma gota d’água, e podemos verificar posteriormente através de algumas fotos.

Quando vemos pela primeira vez a foto do topázio, o cru, como aquele prisma, porque seu sistema de cristalização é ortorrômbico; e então é esculpido, e esta gota sai; quando esculpido, permanece assim como uma gota d’água com muitas faces; é esculpido em uma escada oval, um tamanho misto; parte escada é a parte dura, e parte macia, a parte curva; em parte, está em uma escada; mas acontece que esse prisma tem o que se chama de uma linha de esfoliação muito acentuada. O que significa isso?

A esfoliação em pedras preciosas é aquela linha onde a pedra pode ser cortada, a pedra pode ser separada do que tem ao seu redor e de outros pedaços de si mesma. Os átomos estão fortemente emaranhados em outros lugares, mas nesses lugares na linha de casca, as ligações são fracas e a pedra é mais facilmente quebrada ao longo da linha de casca.

Deus também escolhe o frágil.

Acontece que como vemos no topázio, podemos ver esta linha, esta linha abaixo que é cortada. Digamos que você tenha uma gota d’água, e na horizontal do último terço da gota d’água está a linha de esfoliação; dois terços da ponta da queda e um terço da linha de casca até o final da queda.

Então é aí que a linha de esfoliação é onde o topázio quebra; o topázio é quebrado pela linha de esfoliação; é uma rocha muito dura, porque o topázio é duro, mas quebra a linha de esfoliação.

A escultura de um topázio requer muito cuidado; coisas bonitas são feitas de topázio. O topázio pode ser esculpido muito bem, mas um pouco de descuido do entalhador quebra a pedra, quebra-a. Por isso dizíamos, que coisa curiosa, há dureza e ao mesmo tempo há fragilidade; e Deus escolheu esta pedra, uma pedra com fragilidade, e que, no entanto, aparece no alicerce do muro da cidade eterna; isto é muito significativo.

Deus escolhe pedras fracas para sua cidade; porque se Deus fosse escolher apenas os fortes, a maioria de nós ficaria de fora, certo? A maioria de nós não é tão forte para não quebrar, a maioria de nós tem nossas fraquezas, a maioria de nós tem pontos fracos. Vamos chamar sua atenção para um versículo que você sabe que está no primeiro aos Coríntios 1. Vamos ler ali a partir do versículo 25; observe o que a Palavra diz aqui a partir do dia 25:

“Porque a loucura de Deus (parece que esta é a linha de esfoliação, aquele é o ponto fraco) é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus (aí está o ponto de esfoliação de topázio ) é mais forte do que os homens. Bem, meus irmãos, vejam a vossa vocação, que não sois muitos sábios segundo a carne (a maioria dos filhos de Deus não são sábios, não são estudiosos, são irmãos discretos, percebes?), ou muitos poderosos , (sim, há alguns outros filhos de Deus que são poderosos, mas não há muitos que são poderosos), nem muitos nobres; (sim, pode ser que o conde Zinzendorf, Rei Luís IX, Alfonso X, reis poderosos, crentes, são da nobreza, mas não é a maioria; não há muitos poderosos, nem sábios, nem nobres), mas as loucuras do mundo escolheram a Deus, para envergonhar os sábios; e o fraco (o fraco, o que está quebrado) escolheu Deus, para envergonhar o forte ”.

Irmãos, isto fala conosco. Quando Deus viu quem ele estava escolhendo, ele não disse: isso é muito bom; como se sabe, começamos a escolher flores; mas não, não, não. Deus escolheu o que não é, o fraco, o vil, o desprezado, para fazer sua obra.

Irmãos, devemos estar extremamente felizes porque Deus não escolheu apenas os fortes; sim, Ele também não fazia acepção de pessoas; Ele escolheu algum outro homem poderoso, algum nobre, algum homem sábio; mas a maioria não; muitos não são poderosos, sábios e nobres. A maioria dos irmãos é vil, a maioria de nós é fraca, a maioria de nós é magra, a maioria de nós pode facilmente quebrar se o Senhor não nos esculpir cuidadosamente, a maioria de nós tem um perfil comum e comum.

Talvez ninguém vá saber nada sobre nós, pois até hoje não sabemos sobre o grande apóstolo Tiago, filho de Alfeu; mas o Senhor sabe quem ele é; e ele é um grande apóstolo. Veja a posição que Deus lhe deu, mas mesmo a igreja primitiva não tinha certeza de quem ele era. Amém, irmãos? Isso nos deixa muito feliz com este apóstolo. Uma linha de casca muito frágil

Mas foi a loucura do mundo que Deus escolheu, para envergonhar os sábios; e os fracos do mundo escolheram a Deus para envergonhar os fortes; e o vil do mundo e o desprezado Deus escolheu, e o que não é, desfazer o que é, um fim (aqui está o objetivo para o qual Deus escolhe pessoas que podem ser quebradas, pessoas que podem ser quebradas, pessoas que podem ter defeitos ) que ninguém se gaba na presença deles.

Irmã Madame Guyón disse que Deus, mesmo para seus servos mais próximos, queridos, mais maduros, mais semelhantes a Cristo, permitiu-lhes um pequeno erro, um pequeno defeito, um pequeno problema, como Paulo, uma pequena picada que o esvaziou.

Paulo sempre foi usado por Deus, ele curou os enfermos, ressuscitou os mortos, pregou o evangelho, fez uma obra tremenda, até mais do que os outros apóstolos, mas o Senhor não removeu o pequeno aguilhão; tinha uma fraqueza, um ponto de fratura, uma linha muito pronunciada de esfoliação muito frágil pela qual podia ser rompido.

Paulo disse-lhe: Senhor, tira isto de mim; e o Senhor respondeu: “Minha graça te basta; porque meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. ”O Senhor permitiu que eu fosse fraco porque quando eu era fraco foi quando me apeguei ao Senhor. O Senhor escolheu os fracos para fazer grandes coisas por meio dos fracos, amém?

Então isto aconteceu com o Tiago e acontece com muitos. O irmão Branham era um irmão a quem Deus usou tremendamente em milagres; houve tremendos milagres em sua vida, e acredito que talvez não tenha havido alguém com tantos milagres como em sua vida; no entanto, ele tinha uma doença e orou por outros e outros foram curados.

Ele até ressuscitou os mortos e tudo mais, coisas maravilhosas; mas ele tinha uma doença e não foi curado dessa doença; e orou por sua doença. E assim como o Senhor disse a Paulo que sua graça lhe bastaria e não tirou o problema que Paulo tinha em seus olhos, porém, Deus estava com Paulo e usou aquele Paulo fraco que se tornou forte quando ele estava fraco porque já era não é baseado em si mesmo; porque ele era fraco e frágil, ele confiou no Senhor.

O Senhor fez grandes coisas com os fracos, porque Seu poder é aperfeiçoado na fraqueza. Ele fez o mesmo com o irmão Branham; o Senhor curou muitas pessoas através do irmão Branham, mas ele não foi curado daquela doença.

Um dia o Senhor o curou e disse: Eu te curo; e o curou; Ele estava saudável e uma semana depois morreu. Ele não morreu daquela doença; aquela doença o incomodava o tempo todo para que ele se apegasse ao Senhor.

Quando o Senhor ia levá-lo para descansar, Ele o curou; na última semana ele estava livre de doenças, foi curado e morreu de outra coisa, um acidente.

A Complacência é perigosa

Há um irmão em São Paulo, irmão este que tem um tremendo ministério de expulsar demônios; ele discerne os demônios, e os demônios começam a tremer e sair. O irmão expulsa demônios para a direita e para a esquerda, mas seu filho é demonizado e os demônios não lhe obedecem; em sua própria casa ele tem um filho possesso de demônio; os demônios de todos os outros saem em nome do Senhor, mas o Senhor permite que o demônio em seu filho não saia, por quê?

Porque esta é a maneira do Senhor de lidar com ele; se dão conta? É uma fraqueza interna, é uma fratura. Se tudo corresse bem para ele, seria difícil para ele confiar no Senhor; mas então o Senhor permite que um ponto fraco nos faça depender, apoiar somente Nele, e quando Ele está nos usando de repente, começamos a inchar; então o pequeno ferrão vem e nos esvazia novamente.

Oh! Não sou tão forte quanto penso. Tem misericórdia de mim e salva-me de mim mesmo, Senhor! Mas quanto mais felizes estamos conosco, mais perigoso é. A complacência é muito perigosa; é melhor dizer-lhe: Senhor, tem piedade de mim e livra-me de toda complacência; livra-me, Senhor!

Este é um grande perigo. Isto é o que aconteceu com Satanás; foi a complacência que o tornou um demônio. Ah, mas como sou sábia, como sou bonita! Sou superior aos outros anjos, sou um grande querubim; ele se inflou, ele quis se tornar Deus, e lá ele foi esvaziado. Foi mandado direto pra baixo e aí continua caindo, né?

Vamos ver mais alguns detalhes destas pedras que são chamadas de topázio, porque Deus nos fale através delas. O topázio se forma em rochas ígneas muito ásperas; por exemplo, para tratar com ônix, com sardônica, coloca-se no açúcar derretido; por outro lado, o topázio é o oposto.

O topázio cresce metamórficamente. Uma rocha metamórfica é onde outra substância, ou alguns gases, entram em um processo de lava. Os gases flúor entram nas rochas ígneas e lá são formados dentro dessa rocha; quando a rocha magmática ou ígnea esfria, os elementos que compõem o topázio permanecem em seu interior; formam o que hoje se chama topázio, ou seja, fluorossilicato de alumínio; gás e flúor são depositados dentro da rocha magmática; é por isso que é chamada de rocha metamórfica; quando há uma combinação de um com o outro, lá naquele contexto.

Como quase a maioria das pedras, esta se forma em situação de calor, em situação de pressão e com ácido; as pedras ao redor são ácidas. Às vezes a gente quer que tudo corra bem pra gente, não ter problemas em casa, a esposa com o marido, o marido com a esposa, com os filhos, ou com os vizinhos. Às vezes queremos que tudo seja rosado, mas às vezes há ácidos.

Já vimos como outras pedras são purificadas; eles são purificados no ácido; mas isto desde o princípio se forma em ácido e em fogo, em rochas ígneas e ácidas; aí o topázio é formado; é depositado por gases de flúor; também às vezes o topázio aparece incrustado entre argila ou caulim.

Deus não escolheu diamantes para a Nova Jerusalém. Mas há uma coisa curiosa sobre o topázio que nos chama a atenção e que dissemos desde o início.

Qual é a palavra-chave para isto? Discrição. Esta é a palavra chave. O topázio costuma ser encontrado, quando encontrado, próximo a outras pedras mais preciosas, mais duras, que os homens valorizam mais, principalmente nas chaminés de kimberlito onde se formam os diamantes; também há topázio ali.

Claro, as pessoas que procuram diamantes falam: Ah! Um topázio; eles o colocaram de lado; no entanto, você não consegue encontrar o diamante na Nova Jerusalém, mas você encontra o topázio na Nova Jerusalém; as coisas não são como parecem aos olhos dos homens; os homens procuram outras pedras que lhes são mais preciosas, são as mais duras, o diamante.

E, claro, perto do diamante estão o topázio, mas Deus não escolheu os diamantes para aparecer na Nova Jerusalém, em vez disso, escolheu o topázio. Que curioso! O ponto discreto.

Tem irmãos que são topázios, que talvez estejam ao lado de irmãos que parecem mais talentosos, talvez apóstolos mais famosos, e os irmãos parecem ser discretos, parece que você não sabe quem eles são; entretanto, Deus os usa e para Ele eles são preciosos.

Irmãos, acho que a partir daqui temos que aprender uma lição, a partir daqui temos que tirar algumas conclusões. Deus precisa das pessoas como Ele as preparou. Não devemos nos iludir de ser grandes e famosos apóstolos, de ter programas de televisão, de aparecer no jornal, de ser entrevistados e de estar nos livros de história nacional ou de história eclesiástica.

Garanto-vos que estão no livro da vida e no livro das obras; aí ficam, porque é aquela história, como dizia o irmão Rick Joyner, a história que se escreve no céu é muito diferente da história que se escreve na terra; aqui na terra, escrevemos histórias do que consideramos grande; verdade?

E os grandes papas aparecem lá em cima, mas os grandes santos dificilmente aparecem. Você ouve falar de Alexandre VI, Rodrigo Borgia, aquele grande papa da Renascença; Quase não ouve falar de Jerónimo Savonarola, mas Savonarola era mais precioso do que Alexandre VI.

Creio que no dia do julgamento quem vai julgar Alexandre VI é Jerónimo Savonarola; o oposto acontecerá. Portanto, irmãos, devemos amar o que Deus nos deu mesmo que pareça simples, porque Deus não julga pelas aparências como o homem julga.

Deus não julga pelas aparências Samuel, assim que viu os irmãos mais velhos de Davi, ele disse: Ah! este deve ser o ungido, grande, bom. Não, não era. Ah! o outro deve ser mais ou menos semelhante; nem era; e todos os sete se passaram e não havia nenhum.

Na verdade, nem mesmo o pai havia levado David em consideração; ele estava ali cuidando das ovelhas. Ah! O profeta vem almoçar e vai ungir um dos meus filhos; ele não conseguia se lembrar do último.

Isto é o que vai ser! Ele enviou aquele para cuidar das ovelhas; mas isto era, David era; aquele que os outros pensavam que não era, claro. Portanto, irmãos, Deus não julga pela aparência, Deus olha o que está no coração. Pode ser que agora conheçamos a história de Pedro, a história de João, a história de Paulo, a história de Tomé, e não conheçamos a história de Tiago, filho de Alfeu; mas lá na glória conheceremos a história de Tiago, filho de Alfeu, e encontraremos muitos heróis anônimos que aos olhos dos homens e da história humana são desconhecidos, mas aos olhos de Deus não são desconhecidos.

Irmãos, não tenhamos medo de sermos estranhos, ou de sermos pessoas discretas; o importante é servir a Deus naquilo que Ele nos deu. Isto é o importante; se ele nos deu um trabalho simples, mas necessário, temos que fazer esse trabalho. Não é necessário fingir lutar para aparecer; o que temos que lutar é fazer o que o Senhor nos deu.

O irmão Angel Negro, um apóstolo da Argentina, que foi um dos que nos ajudaram quando novo, nos disse uma coisa: olha as pontes que levam as pessoas de um lugar a outro; eles repousam sobre pilares escondidos sob a lama; ninguém se lembra que sob a lama há pilastras escondidas; mas se essas pilastras não estivessem na lama, não poderia haver ponte; todo mundo vê a ponte, mas ninguém se lembra das pilastras ali embaixo da lama; mas estas pilastras sob a lama são as que permitem que haja uma ponte.

Então, às vezes, apenas agimos como pilastras para os outros. Parece que o outro era mais importante que nós, só fizemos o portal. Bem, o Felipe chegou e falou, mas mandaram o Pedro e o João. E quando eu, Filipe, preguei que o Espírito Santo não veio, em vez disso, quando Pedro e João vieram, o Espírito Santo veio. Mas e se Felipe não tivesse ido? O Espírito Santo não poderia vir. Se dão conta? Então, irmãos, aceitemos o perfil que Deus nos concedeu, não importa que seja visível, ou médio, ou minúsculo, ou escondido, difícil de encontrar assim como topázio, difícil de esbarrar, escondido.

Pedra Escorregadia

No entanto, quando você pesa diamante e topázio, o topázio também tem o mesmo peso que o diamante. Outra característica do Topázio é que é uma pedra escorregadia; ou seja, é uma pedra que se você não a segura bem, ela te escapa da mão.

Pedra “Eletrificada”

Existem outras pedras que não, mas com o topázio acontece que ele escorrega das suas mãos; mas quando você o segura com a mão, ele tem outra característica, o topázio é eletrificado; quando você segura com o indicador e o polegar, e segura para que não escorregue, porque desliza com facilidade; ao segurá-lo, o topázio fica carregado eletricamente; é uma coisa curiosa; é uma característica do topázio.

É uma pedra que tem essa característica. Jonas queria fugir, mas quando Deus o agarrou em Suas mãos, ele funcionou perfeitamente, como Moisés e Jeremias, que também eram escorregadios.

Deus é o nosso entalhador

Outra característica do topázio moderno é que ele é pleocróico. Significa que tem cores diferentes de onde você olha; mas o pleocroísmo do topázio é fraco; isto é, embora mostre cores diferentes, essas cores são semelhantes entre si.

Quando observamos imagens de Topázios em atlas podemos observar que alguns são como o amarelo vínico; porém nem todos os topázios são da mesma cor, alguns se apresentam como o amarelo vínico, alguns com a tonalidade esverdeada.

O peridoto que também chamam de topázio e se chamava pitheda, topázio, é como a crisólita, como a olivina.

A Tonalidade depende da Angulação

O Topázio possui esta característica; a pedra é pleocróica; quando você olha para ela de um ângulo, ela dá uma cor, e quando você olha para ela de outro ângulo, ela dá outra cor; quando você olha de um terceiro ângulo, dá a você outra cor; mas essas três cores não são muito diferentes, são semelhantes; é um pleocroísmo fraco e discreto.

O Entalhador deve saber em que direção esculpir

Outra coisa curiosa que acontece com o topázio. O topázio, por ser pleocróico, também reflete a luz em três direções; então, aqueles que esculpem o topázio, analisem o topázio e vejam onde ele brilha; isto é, qual direção os três raios tomam e eles esculpem o topázio de acordo com a linha dos raios; o entalhador sabe onde vai brilhar; se você o esculpir de maneira diferente, não brilhará; ele o esculpe onde brilha.

E isto nos mostra como Deus é conosco. Somos pessoas comuns, mas o que o Senhor espera de nós é o bem, o que ele pode fazer conosco. Somos comuns, cheios de fraquezas, de vileza, mas o entalhador olha o topázio e vê de onde vêm os raios, porque se o esculpir do outro lado não se vê o brilho, o brilho do topázio.

O topázio torna-se muito brilhante, mas não parecerá brilhante se não for esculpido ao longo da linha de refringência dos raios; o entalhador tem que ver como extrair algo belo de algo comum; e é assim que Deus olha para nós.

Somos pessoas comuns, pessoas discretas, mas Deus está nos observando para ver como ele nos esculpe, para ver como ele traz à tona o que de mais belo pode fazer em nós; é assim que Deus olha para nós; Não importa que não sejamos nada, o Senhor está olhando para nós para ver o que ele pode fazer de bom do que não é nada.

Para que? Para envergonhar o forte com o fraco, envergonhar o grande com o pequeno. Que maravilha! Isto pode ser feito por Deus. Quando o Senhor nos transforma em pedras preciosas.

Outra coisa que acontece com esse topázio de que estamos falando, fluorsilicato de alumínio, é que quando você o submete ao calor, três coisas curiosas acontecem com ele:

1º- O Teste do Calor Progressivo

O Topázio não pode ser submetido ao calor repentinamente, porque é muito frágil; mas o topázio quando é colocado entre a areia, no meio da areia, como dizer no deserto, e lá é aquecido no meio da areia, e não é aquecido repentinamente, mas pouco a pouco, então algo maravilhoso acontece.

Aquece aos poucos, aos poucos, até chegar a 300, 400, 450 graus de calor. Se você colocar de repente, não vai aguentar, mas se você colocar aos poucos vai chegando a um ponto em que começa a adquirir uma bela cor, como um vermelho salmão brilhante; para quem conhece salmão é difícil descrevê-lo, mas é chamado de vermelho de salmão.

E tem aquela pedra que ficou sem cor enquanto estava no teste, enquanto estava na solidão, e aqueles testes eram de longo alcance, porque pensamos: Senhor, minha vida é normal, não há nada além de sofrimento, eu tenho que trabalhar e voltar … na mesma coisa, problemas em casa, problemas no trabalho, e o salário não é suficiente para mim, e parece que eles não me entendem, parece que isso dura muito tempo, como se nada estivesse acontecendo; mais assim ele ficou pálido; Verdade?

Como se tivesse ficado sem cor. Mas quando chega ao ponto que tem que chegar, porque o topázio é muito delicado, tem que ser tratado com cuidado, polir com cuidado, aquecer com cuidado, não pode ser aquecido repentinamente, aquece aos poucos; quando aquecido fica sem cor, mas os especialistas não se assustam porque fica sem cor.

Eles sabem que foi necessário que ele passasse por aquele teste. Mas assim que o teste começa a cair, ele começa a esfriar, começa a adquirir aquela cor vermelha salmão brilhante; às vezes também assume cores azuis, assume cores diferentes; mas a que mais pega é essa cor vermelho-salmão, uma cor linda.

Em outras palavras, o teste o torna precioso; no momento em que está sendo testado, não parece o que Deus está fazendo, mas Deus já fez a obra. Talvez a pessoa tenha sofrido muito, mas depois, quando começa a esfriar aos poucos, começa a aparecer o trabalho interno que Deus tinha feito com aquela pedra preciosa, com aquela pessoa. Amém, irmãos? Isto é muito precioso. Cada gota mantém sua própria identidade.

2º – A Beleza do Interior (Cristo) de cada um diante de Deus

Outra coisa que o topázio tem, esse topázio de fluossilicato de alumínio, esse topázio tem inclusões. Em outras palavras, quando você olha para dentro bem de perto com dispositivos, com filtros e com microscópios e tudo, descobre que tem inclusões.

E assim como deve ser esculpido externamente na forma de uma gota, o topázio é esculpido na forma de uma gota, e as partes externas são escaladas em uma escada, e a parte superior é curvada, é um entalhe misto. Não é nem totalmente curvo como o olho do gato, por exemplo, nem totalmente em escada, como esmeralda, não; tem algo da escultura esmeralda, alguma da escultura curva ou concóide.

Então acontece o seguinte com o topázio: quando você olha para ele, também tem algumas gotículas dentro, algumas incrustações de gotículas de líquido; mas há algo curioso que acontece com o topázio; isto não acontece com outras pedras; aquelas gotículas que o topázio tem dentro, dentro destas gotículas tem outras gotículas, e as duas gotículas não se misturam, cada uma mantém a sua identidade. Que coisa interessante! As duas gotas não se misturam.

Quando você olha por dentro, olha bem de perto, e as inclusões do topázio são várias gotículas, são os líquidos que ele tem dentro; mas dentro destes líquidos há outros líquidos, e esse outro líquido não se mistura com o líquido dentro do qual está; é uma gota dentro de uma gota.

Por fora é esculpido em forma de gota, por dentro tem gotículas e por dentro tem outras gotículas, e essas gotículas não se misturam. Que curioso arranjo interno de topázio! Bem, Deus conhece as pessoas que têm o perfil do topázio, como são por dentro. Observe que eles não misturam as coisas, embora estejam lado a lado; cada um está em seu lugar. Que interessante!

Cada gota está junto com a outra, mas não se mistura, nem perde sua identidade. Cada gota tem sua identidade e a outra está lá e tem sua identidade; água de um lado e óleo do outro. São pessoas que sabem onde estão, são pessoas que não confundem as coisas; isto é isto, e isto é o outro.

Olha, os espanhóis achavam que os índios eram burros, mas não eram burros; eles eram diferentes. Eles sabiam; os outros olhavam para eles de fora e os desprezavam; eles não os conheciam por dentro. Verdade?

Essas coisas preciosas e misteriosas que eles têm por dentro, não são vistas de fora, mas quando você as analisa; quando você os analisa, vê coisas especiais que só eles têm; as coisas colocadas no seu lugar, sem confusão, sem misturar, com clareza e beleza, o que não se vê de fora. Às vezes, desprezamos as pessoas comuns e não vemos a beleza que Deus está vendo. Não estamos vendo o que eles têm dentro. Amém, irmãos?

3º – O Topázio tem alta densidade – Vai fundo

Vamos dizer mais alguma coisa sobre esta primeira classe de topázio. As gemas são testadas por peso; depois os especialistas em gemologia, em gemas, têm certos líquidos com uma certa viscosidade que condiz com o peso da densidade da pedra. O verdadeiro topázio vai fundo.

Já mencionamos o bromofórmio. Existe outro desses líquidos densos chamado iodeto de metileno, que é usado para testar se é um topázio verdadeiro ou falso, fabricado. Então a mesma coisa que aconteceu com a pedra que vimos da última vez, acontece com o topázio, mas em iodeto de metileno; o topázio é colocado naquele líquido viscoso que tem exatamente a densidade necessária para fazer o falso topázio flutuar e deixar o verdadeiro afundar; então o topázio verdadeiro, quando você coloca em iodeto de metileno, ele desce para o fundo.

Por outro lado, quando você coloca um topázio falso que por fora parece que é, por dentro não tem as mesmas características, nem afunda quando é colocado em iodeto de metileno, mas permanece flutuando, e permanece na superfície, não vai ao fundo; o que fica na superfície não é verdadeiro, é falso.

O Topázio também tem esse tipo de prova; quando ele é testado, ele vai fundo, enquanto o outro fica na superfície. Além disso, como eu já disse: o topázio tem o mesmo peso do diamante.

A Beleza da Pedra depende da absorção da Luz e do teor de Ferro (Submissão a Autoridade)

Como dissemos há uma confusão sobre Tiago, filho de Alfeu, que lhe dizem que ele é Tiago, o Menor, ou o Justo, o mesmo acontece com o topázio. Há outra pedra que não é fluorsilicato de alumínio, mas silicato de magnésio e ferro, também chamada de topázio; hoje em dia, para diferenciá-lo, chamam de peridoto; mas era o mesmo topázio, foi o que levou o nome de Ilha do Topázio; que o topázio tem elementos diferentes.

Em vez de flúor, tem magnésio e ferro; o ferro do peridoto é o que determina a cor desse peridoto; o ferro é o que lhe dá cor, e a cor é o que lhe dá beleza; ou seja, a beleza depende da luz que ela absorve e reflete; mas a absorção e reflexão da luz dependem do elemento ferro; o elemento ferro é o que produz a absorção e o reflexo com uma determinada cor.

Já sabemos o que significa ferro, que representa autoridade. Quando a pessoa se submete à autoridade do Senhor, quando ela absorve a luz do Senhor, quando o ferro que representa a autoridade está dentro, quando ela se submete à autoridade do Senhor, recebe e reflete; se não tivesse ferro em seu interior, isto é, se não reconhecesse a autoridade do Senhor, não seria capaz de refleti-la; somente quando nos submetemos ao Senhor, podemos refleti-Lo.

O rio de Deus flui sob o trono; Quando você vê a descrição do trono lá em Ezequiel, aquele rio precioso sai sob o trono; isto é, quando nos colocamos sob o trono, sob a autoridade de Deus, é quando temos o rio. Se não nos submetermos à autoridade de Deus, ficamos secos. Sim; podemos ser ativos em nós mesmos, mas espiritualmente estamos secos. Quando nos humilhamos e nos submetemos à autoridade de Deus, vem o fluir de Deus.

Quando você se humilha, você é exaltado; quando nos exaltamos, somos humilhados; nós nos humilhamos, imediatamente nos colocamos sob o trono, imediatamente o rio de Deus flui de debaixo do trono. Existe o fluir de Deus, existe o fluir do Espírito quando há submissão a Deus, o reconhecimento da autoridade de Deus.

É por isso que este outro Topázio, o peridoto, tem ferro, e é o ferro que determina a absorção da luz, a cor e o reflexo da luz; o ferro que representa a autoridade. Este outro tipo de topázio tem uma característica; o outro topázio, porque como eu te disse, existem vários tipos de pedras que se chamam topázio, estamos falando do topázio peridoto, que antigamente se chamava topázio, que em hebraico é pitheda.

A Birrefringência

Este topázio tem birrefringência. Quer dizer, se você olhar para a luz por aqui, ela aparece dupla do outro lado; parece duplo; aqui você vê um e do outro lado você vê dois. Então essa birrefringência que ele tem é curiosa; faz com que as arestas do topázio pareçam duplas, não são duplas, mas devido à sua estrutura parecem duplas.

Mas também este outro tipo de topázio é raro, difícil de encontrar como o outro. Ele também tem uma fraqueza; este outro topázio não tem a mesma dureza que o outro; sua fraqueza está por outro lado; é um topázio em que as pontas se lascam; então, para que não se lasque, não pode ser colocado em um local com muito movimento, mas em locais silenciosos.

Olha que o povo que Deus escolheu, que tem perfil baixo, é porque talvez em outro lugar eles se machucassem. A Escritura diz que Deus ordenou que o corpo desse mais honra ao que faltava; porque os outros não precisavam dessa honra; então, aquele que não tinha honra, ele colocava em honra; mas ele não coloca o outro ali, porque é melhor para ele estar aqui.

É conveniente para ele estar lá e para este aqui; a este topázio, o antigo topázio peridoto, pitheda da ilha do Mar Vermelho que tem esta característica: Não se pode colocá-lo em um anel, nem em uma pulseira, porque sua mão se move muito; então você gasta.

Você não pode ter tanto movimento mesmo em um ringue porque você está se expondo demais e essa exposição e esse movimento o prejudicam; então você tem que colocá-lo em um declive, em lugares onde ele não se move tanto, onde não corre tanto perigo, em um lugar mais protegido, não tão ativo, mas em um lugar onde não será danificado.

Veja como Deus fala conosco através dessa pedra preciosa, certo? Tem gente que quando está normal está bem, mas assim que fica famosa, a fumaça sobe à cabeça e eles começam a disparar balas para o alto; e entendemos o que isso significa, certo? Porque o Senhor às vezes tem que nos manter modestos para que não nos machuquemos.

A Tribo de Simeão

Topázio é a pedra da tribo de Simeão; a segunda pedra na primeira linha do peitoral do sumo sacerdote é a tribo de Simeão. Vejamos aqui em Gênesis primeiro o que Simeão significa.

Simeão era o segundo filho de Jacó com Lia. Gênesis 29:33; diz: “Ela concebeu novamente (que era Lia) e deu à luz um filho, e disse: Porque o Senhor ouviu que eu era desprezada, também me deu isso. E ele chamou seu nome de Simeão. Concebido novamente.

As pedras aparecem na ordem de nascimento; a primeira linha tem as três pedras que nasceram primeiro: Rúben, Simeão e Levi; então o segundo é Simeão. Vamos ver o contexto em que o nome de Simeão aparece. Porque?

Porque aquela de quem Jacó gostava era Raquel; Raquel era a mais bonita aos olhos de Jacó; quem foi posta de lado foi Lea. Então Deus deu a Lea o que ele não deu a Raquel para equilibrar, honrando aqueles que precisam. Se dão conta? Deus ouviu os necessitados Por isso disse:

“Ela concebeu novamente e deu à luz um filho, e disse: Visto que o Senhor ouviu que eu era desprezado, também me deu este. E eu chamo o nome dele de Simeão”.

A palavra Simeão vem da palavra hebraica shema, Shimeon; em hebraico diz: “Shema Israel, Yavheh Eloenú, Yahveh ejad”. “Ouve Israel, Jeová nosso Deus, Jeová é um só.” Ei: shema; Deus me ouviu; Vou dar ao meu filho que Deus me ouviu, Shema, Shimeon, Simeon; mas observe, o nome Simeão era para prefigurar a vingança ao desprezo; aos olhos de Jacó, Lea era desprezada; parece que foi considerado inferior; então Deus a honrou.

O primeiro filho chamava-se Rubén; e a palavra Rubén é ben; significa filho; Rubén significa: ver um filho; e agora ele não diz mais para ver um filho, mas Deus me ouviu. Veja e ouça. O segundo filho Simeão; Deus me ouviu.

Chegamos agora à profecia sobre Simeão em Gênesis 49, que mencionamos quando estávamos olhando para Levi. Aí vem Simeão. A bandeira de Simeão é verde, assim como vários peridotos têm aquele lindo verde olivino. A bandeira de Simeão é verde; corresponde ao nono mês; o mês de Kisleu, que vai da segunda quinzena de novembro à primeira quinzena de dezembro; esse é o mês de Kisleu, que é o nono mês bíblico e astronômico; não astrológico, mas astronômico.

Portanto, a pedra topázio representa a constelação de peixes; a constelação astronômica, não astrológica; a bandeira é verde; Tem na bandeira a torre de Siquém; porque se verificou que foi em Siquém que ele vingou a desonra de Diná, sua irmã, filha de Jacó, estuprada por Siquém; então Simeão se juntou a Levi e eles fizeram desastres lá, e se vingaram pelo estupro de sua irmã; eles sempre foram identificados com aquele incidente, e a torre de Siquém aparece bem na bandeira verde de Simeão, e a profecia está junto com a de Levi.

A pedra é topázio, junto com Tiago, filho de Alfeu. Gênesis 49: 5:

“Simeão e Levi são irmãos; armas da iniquidade, suas armas. Minha alma não entra em seu conselho, e meu espírito não entra em sua companhia. Pois em sua fúria eles mataram homens, e em sua imprudência eles amarraram touros. Amaldiçoou sua fúria, que era feroz; e a raiva dele, foi áspera “.

Então, como Jacó vai corrigir essa atitude severa pelo Espírito Santo? Diz:

“Eu os separarei em Jacó e os espalharei em Israel”.

Então, da última vez, vimos que isso aconteceu com Levi. Levi foi espalhado, Levi não tem terra, mas Levi foi espalhado entre as outras tribos; e as outras tribos tiveram que dar-lhe cidades, e aquelas de refúgio, para que os levitas pudessem trabalhar dispersos; já foi profetizado por Jacó.

Mas não só de Levi isso foi profetizado, mas também de Simeão. Vamos ao livro do Josué para ver ali uma coisa muito curiosa que tem a ver com esse perfil de que estamos falando. Deus está formando pedras para a Nova Jerusalém. Vamos a Josué 19: 1:

“O segundo lote (porque o primeiro foi a Rúben, que era o primogênito, o segundo era Simeão) tocou em Simeão, pela tribo dos filhos de Simeão, segundo suas famílias; e sua herança (observe esta frase) estava no meio da herança dos filhos de Judá ”.

A terra foi dada a Judá; e o que sobrou para Judá, Simeão ocupou, onde havia pequenos buracos. Você percebe o perfil? Foi espalhado. Somos protegidos do orgulho e da violência por meio de uma mesada modesta. Veja o que eu falei sobre diamante e topázio; o topázio sai em minas de diamantes, onde estão aquelas aberturas, onde o magma sobe e tenta abrir o vulcão, e às vezes não consegue; então, tudo o que está embutido nele. Isso é chamado de chaminés; ali onde estão aquelas chaminés de kimberlito, onde se formam os diamantes, ali também se formam o topázio; e observe que Judá aparece como a tribo principal, de onde o Senhor Jesus veio; e Simeão aparece entrelaçado com Judá. Se deram conta?

A palavra-chave para esta pedra: perfil baixo. Às vezes, Deus coloca pessoas discretas junto com outras pessoas como mais visíveis. Deus sabe por que ele faz isso, e ele faz dessa maneira; aqui Simeão aparece:

“Sua herança estava no meio da herança dos filhos de Judá.”

Se deram conta? E no final do versículo 8 diz:

“Esta é a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias. Da sorte dos filhos de Judá foi tomada a herança dos filhos de Simeão, porque a parte dos filhos de Judá era demais para eles; assim os filhos de Simeão tiveram sua herança no meio da de Judá ”.

Como Jacó havia dito, ele os espalharia; O que sobrou para Judá foi o que sobrou para Simeão. Isso não retrata muitas situações em nossas vidas privadas? Não vamos desanimar com isso; Vejamos onde Deus colocou Tiago, filho de Alfeu; Ele o colocou no nono lugar da parede da Nova Jerusalém como um alicerce, um lugar que é precioso para Deus. Não valorizamos pessoas ou posições de acordo com os valores dos homens, mas de acordo como Deus os valoriza.

Deus sabe como deve nos tratar para que não nos prejudiquemos, mas para que sejamos formados e Cristo seja formado em nós; então ele nos coloca em qualquer lareira, qualquer ácido, ali em um cantinho onde quer que seja. Mas o que Ele está fazendo? Formando uma pedra preciosa para a cidade eterna. Amém, irmãos?

As últimas notícias de Tiago

Tiago, filho de Alfeu que era o nono apóstolo, cujo nome está no topázio, ele trabalhou principalmente na Palestina. A Bíblia não menciona as obras dele pelo nome, mas diz que sobre os doze apóstolos houve graça abundante, que realizaram milagres e sinais; diz em geral.

Claro, isso cobre Tiago, filho de Alfeu; mas o Talmud, que é o livro dos judeus, dá notícias disto. O Talmud conta, ao contrário do Cristianismo, porque eles não acreditaram em Cristo, e rejeitaram a Cristo, porém o mesmo Talmud diz que Tiago fazia milagres e curava pessoas, e que sobrinho de um famoso rabino de Israel, que era o Rabino Ismael, autor de o Mekiltá e as regras da hermenêutica, esse sobrinho de Ismael estava doente e mandou chamar Tiago porque sabia que Tiago orava pelos enfermos e eles ficavam curados; e ele mandou chamar Tiago para orar por ele.

Então Rabi Ismael não quis receber Tiago, nem quis permitir que ele orasse por seu sobrinho, e ele disse que não, que isso era uma heresia, e ele não permitiu que ele orasse; então o sobrinho morreu. Esses dados aparecem no Talmud mencionando este Tiago.

Outra coisa sobre Tiago, filho de Alfeu, é que ele desceu ao Egito e evangelizou o Egito. A tribo que ele julga é Simeão; e quando você vê na Bíblia, por exemplo, em Ezequiel 48, aparecem três portões de tribos do sul; e justamente os apóstolos que correspondem a essas tribos foram os que evangelizaram no sul, incluindo Mateus que estava no Egito, e também este Tiago e Mateus; depois está em Ezequiel 48:33:

“Na banda do sul, quatro mil e quinhentos juncos por medida, e três portas: a porta de Simeão, uma; (aquela era a de Tiago, filho de Alfeu) a porta de Issacar, outra; (que era o de Mateus) o portão de Zebulom, outro ”; que era de Mateo.

Estes três apóstolos evangelizaram no sul; e eles simplesmente aparecem nos portões do sul; o portão de Tiago, filho de Alfeu, era o da tribo de Simeão; ele evangelizou no Egito. No Egito, Barnabé começou a trabalhar com Marcos; Barnabé viajou e Marcos ficou em Alexandria. A igreja de Alexandria é onde hoje fica a Catedral de São Marcos; é como dizer, o Vaticano dos coptas, a chamada igreja copta que toma o Egito, a Eritréia, a Etiópia, o Sudão; ou seja, a África Oriental.

Era ali que Tiago, filho de Alfeu, também evangelizava. O trabalho iniciado por Marcos foi confirmado por Tiago, filho de Alfeu. De Antioquia eram chamados de “cristãos”, mas lá, como curavam os enfermos, eram chamados de “os terapeutas”.

Até hoje existem grupos semi-esotéricos que reivindicam o título de terapeutas; mas Eusébio de Cesaréia na História Eclesiástica, e também Filo em seu livro “A Vida Contemplativa”, dão notícias desses terapeutas, que eram cristãos e curavam os enfermos; eram os que estavam no Egito, que foi fruto da obra de Marcos e Mateus, e depois continuada por Tiago, filho de Alfeu.

Outra coisa que também é atribuída a Tiago, filho de Alfeu, é que Mateus, que também estava lá no Egito, havia escrito o evangelho em aramaico-hebraico; Bartolomeu o levou para a Índia e o passou para o sânscrito; mas quem traduziu o Evangelho de Mateus para o grego, dizem, foi Tiago, filho de Alfeu.

Essas são as notícias da igreja primitiva; Tiago, filho de Alfeu, traduziu o Evangelho de Mateus para o grego; então hoje temos em grego; Não temos nada além de bits em hebraico; mas temos todo o texto em grego. Então esse era Tiago, filho de Alfeu. Ele morreu por ordem, como lhes disse da última vez, de Ananias, o sumo sacerdote de Jerusalém; Ele também morreu mártir, como Tadeu morreu mártir, e quase todos morreram mártires.

Conteúdo extraído e traduzido do livro “Aproximación al Apocalipsis” do irmão Gino Ianfrancesco.