Sardônica

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“E os alicerces do muro da cidade eram adornados com todas as pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; o quinto, sardônica; o sexto, cornalina; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o décimo primeiro, jacinto; a décima segunda, ametista ”.

Múltiplas Variedades de Ônix

Apocalipse 21:20. Vamos ler a primeira frase do versículo 20; Diz: “o quinto, sardônica ”; o quinto alicerce do muro da Nova Jerusalém é sardônica, com o nome do apóstolo Filipe, que é o quinto em todas as listas dos apóstolos que aparecem na Bíblia.

A tradução Reina-Valera diz: “ônix”, e a palavra “ônix” está incluída na palavra “sardônico”; sardonix é dito; o final sardônico é ônix; é dito: onishy, ​​onikino, onyx, onyx; mas, neste caso, a palavra exata que o apóstolo João escreveu pelo Espírito Santo é a palavra “sardônico”; sardônico é uma espécie de ônix, só que a palavra “ônix” é mais geral, é mais genérica.

Reina-Valera, neste caso, fez o oposto do que fez com a calcedônia; calcedônia era a palavra genérica na terceira fundação, e traduzida com uma das variedades de calcedônia que é ágata; e aqui o caso é exatamente o oposto; aqui o Senhor se refere a uma espécie de ônix que é a sardônica, uma das espécies de ônix, porque existem várias espécies de ônix; e, neste caso, o tradutor traduziu a palavra mais genérica, a palavra mais ampla, embora o apóstolo João tenha escrito a palavra mais específica.

Antes de entrarmos em detalhes, gostaria de dizer que existem vários tipos de ônix. Listei aqui uma série de variedades de ônix. Farei algumas descrições para poder compará-lo com a sardônica; isto é, para ver qual é a variedade sardônica entre as outras variedades de ônix.

  1. Existe a chamada pedra ônix, que é uma rocha translúcida de cor branca e verde, com veios laranja-escuros, ou então de cor âmbar ou marrom; Esta é uma das espécies de ônix denominada ônix de pedra;
  2. Há outro ônix que é chamado de ônix mexicano que era usado pelos astecas em seus templos para seus deuses;
  3. Outro é chamado de ônix Yava, que é feito de camadas irregulares; o ônix é uma pedra composta, é uma pedra que apresenta várias camadas, que se apresenta com várias faixas, como a calcedônia e a ágata; as pedras de ônix estão relacionadas às pedras de calcedônia;

Muitas das coisas que vimos quando vimos a calcedônia se aplicam ao ônix também; ônix também é uma pedra criptocristalina fibrosa; quando estudamos a calcedônia, vimos o que significava ser criptocristalino; o mesmo é dito do ônix em geral, de todas as variedades de ônix.

  1. Há outro ônix chamado ônix Utah, do estado de Utah, que está relacionado ao mármore; o mármore está relacionado ao ônix; há um mármore de ônix e este ônix de Utah é um mármore laranja, mas também é ônix, é outra variedade de ônix;
  2. Há o ônix do Tirol também translúcido e com veios alaranjados;
  3. Existe o ônix Java que se forma em estalagmites;

Você vê que nas cavernas, como acontecia com a calcedônia, porque esta também é parente da calcedônia, as soluções começam a pingar, e quando pingam formam uma estalactite, e a parte que cai também sobe e forma uma estalagmite, e vem juntos; ora essas estalagmites são calcedônia, ora ônix, ora alabastro;

Também a formação do alabastro e do ônix são muito semelhantes, e você já está começando a entender, se o ônix é parente do alabastro, e já temos uma bela história do alabastro na Bíblia, estamos nos aproximando do significado espiritual do ônix .

Mas vamos primeiro fazer alguns comentários técnicos que nos servirão mais tarde no aspecto espiritual;

  1. Há também um ônix de cor preta.

O ônix é dócil de se trabalhar

Irmãos, isso vai parecer estranho para você, mas vamos compará-lo com a Bíblia. A Bíblia, isto é, Deus, porque o que está na Bíblia é de Deus, mostra uma predileção especial pelo ônix; há uma predileção especial na Bíblia pelo ônix; é mencionado de forma especial e destacada, e Deus também o usa de forma preferencial; só quando entendemos quais são as propriedades, as características do ônix, entendemos porque o Senhor usa o ônix de forma tão preferencial, porque o ônix tem características de maleabilidade; funciona melhor do que outras pedras.

A sardônica que é mencionado por João no Apocalipse é um ônix com faixas vermelhas e brancas; o ônix tem faixas entre calcedônia e opala; ônix é feito de bandas diferentes, e essas bandas têm cores diferentes, e elas formam essas cores às vezes como ondas alternadas umas com as outras.

De todas as pedras, a pedra que é mais facilmente trabalhada é o ônix; essa é a principal característica do ônix, é uma pedra que pode ser trabalhada mais facilmente; outras pedras são mais difíceis de trabalhar, são mais difíceis de esculpir, mas o ônix é uma das pedras que é melhor trabalhada; no ônix pode ser gravado; nas outras pedras é difícil gravar; no diamante, apenas mais um diamante para gravar no diamante; o diamante grava outros, mas dificilmente é gravado; o diamante arranha os outros minerais, mas não é arranhado; ele está acostumado a arranhar, quebrar, quebrar;

É assim que o diamante é chamado em guarani, itayahai, que significa pedra que se quebra; no entanto, o oposto do diamante é o ônix; ônix é uma pedra maleável que pode ser gravada; portanto, não é surpreendente que Deus manifeste sua preferência na Bíblia pelo ônix.

O ônix representa a disposição do homem

Vamos verificar algumas referências com alguns versos. Vamos inicialmente ao livro de Gênesis; a primeira pedra preciosa que aparece na Bíblia é precisamente o ônix. Entre as pedras preciosas, entre os minerais preciosos, o primeiro mencionado é o ônix. Vamos para Gênesis 2:10:

“Um rio corria do Éden para regar o jardim, e dali se dividia em quatro braços”.

Este é um rio de vida que rega o Jardim do Éden; o que encontramos no Gênesis, encontramos novamente mais tarde no Apocalipse; no Gênesis encontramos o rio; em Gênesis encontramos a árvore da vida; em Apocalipse, na Nova Jerusalém encontramos também o rio, também a árvore da vida; na Nova Jerusalém encontramos as pedras preciosas; e também o rio no Gênesis nos leva até onde estão as pedras preciosas, ao descrever o resto dos braços do rio.

“O nome daquele (é o primeiro mencionado) era Pïsón; este é o que circunda toda a terra de Havilá, onde há ouro; (É interessante como o Espírito Santo faz Moisés escrever que este rio leva a uma terra e circunda uma terra onde há ouro) e o ouro dessa terra é bom; também tem bdélio e ônix ”.

O bdélio é uma resina que se torna preciosa;

  1. Existem pedras preciosas de origem vegetal. as pedras preciosas de origem vegetal são o azeviche, também o âmbar e o bdélio; o bdélio é uma resina; é uma árvore que quando se machuca secreta uma resina que depois endurece e se torna uma pedra preciosa que é o bdélio.
  2. Como existem pedras preciosas de origem animal. Essas pedras preciosas de origem animal são o marfim, a pérola e o coral.
  3. E existem pedras preciosas de origem mineral, como já sabemos.

Nesta passagem de Gênesis não há menção sobre o reino animal porque a redenção ainda não era necessária, porque a queda não havia ocorrido.

O bdélio não aparece mais na Nova Jerusalém; Porque? Porque já havia uma queda, deveria haver a morte de um Cordeiro; Por outro lado, o ônix aparece; a primeira pedra preciosa do reino mineral que aparece na Bíblia é o ônix; ouro aparece, como alguém diz, ouro, a natureza divina; no meio aparece o bdélio e no final aparece o ônix.

Deus está sintetizando Seu plano com esses três exemplos. Deus fornece de Sua parte o ouro, a natureza divina; temos que fornecer o que o ônix oferece: maleabilidade; e entre o ouro e o ônix está o bdélio, que é aquela relação que naquela época era de tipo vegetal; o homem estava no jardim do Éden, ele podia comer da árvore da vida, isso não tinha sido proibido a ele; depois do pecado foi proibido e a morte do Cordeiro foi necessária para que houvesse comunicação novamente;

Enfim, o bdélio já era como se anunciando a necessidade de redenção porque o bdélio é produzido ferindo a árvore, então ela secreta aquela resina que endurece e se torna preciosa, que é o bdélio: aparece entre o ouro e o ônix; ouro é o que Deus faz, o que Deus fornece; ônix é a maleabilidade que o homem deve ter.

Observe que o rio que abastece o homem com água é o mesmo rio que o leva ao precioso, o rio que te dá. O homem que bebe. O rio que o leva até onde encontrará materiais com os quais Deus fala, pois esses materiais têm significado na Bíblia; ouro nos fala da natureza divina;

É por isso que a arca aparece coberta de ouro por dentro e por fora; aparece no castiçal e em outros instrumentos do templo; Portanto, quando o rio que nos dá de beber no jardim do Éden nos leva para onde há ouro, é como se Deus quisesse conduzir o homem ao Seu propósito.

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”;

Certamente, para o homem ser imagem de Deus, Deus deve habitar no homem, ele deve se configurar no homem; mas para que Deus viva no homem, o homem tem que receber Deus e se permitir ser configurado à imagem de Deus; de modo que o ouro representa a natureza de Deus; o ônix representa a disposição do homem, e o bdélio significa a relação de trabalho entre os dois, assim como Cristo é o mediador entre Deus e os homens; Cristo é a árvore da vida que separa o precioso, que traz Deus ao homem.

A primeira pedra que aparece é o ônix; está logicamente incluído a sardônica, que é uma das espécies do ônix; a sardônica é um ônix com vermelho e branco, porque a cornalina é vermelha; é por isso que o ônix é chamado de sardônico ou sardônica, isto é, um ônix com faixas vermelhas com branco;

Tudo o que se aplica ao ônix se aplica à sardônia, assim como o que se aplica à ágata se aplica à calcedônia. Na primeira menção não há nenhuma outra pedra mencionada ainda; sim, depois deve haver diferentes pedras que aparecem na estrada, e muitas pedras aparecem na Bíblia; finalmente, no Apocalipse essas pedras também aparecem; o que me impressiona é precisamente isto: que a primeira pedra que aparece é o ônix; Deus está falando conosco.Existem outros versos onde o ônix também é destacado em outras pedras preciosas.

Ônix e outras pedras preciosas no Templo

Vamos ver outros versículos onde somos informados sobre o ônix. Vamos a 1 Crônicas 29. Vamos ler os primeiros versículos; Quando olhamos o contexto, vemos que no capítulo 28 diz que Salomão sucedeu a Davi. Quem é Salomão? Salomão é filho de Davi. O que Salomão teve que fazer? Construir uma casa para Deus.

Deus havia dito a Davi: Davi, você derramou muito sangue, você não vai construir uma casa para mim, mas seu filho, que vai nascer de você, ele vai construir uma casa para mim. Isso significa que Salomão é uma figura do verdadeiro Filho de Davi que é Cristo, e o templo que Salomão construiu é uma figura da Igreja que é o corpo de Cristo.

Salomão construindo o templo é uma figura de Cristo construindo a Igreja; Então, nesse contexto, onde Davi está passando instruções a Salomão, lemos no capítulo 29 de I Crônicas:

“Depois disso o Rei Davi disse a toda a assembléia: Só Salomão, meu filho, Deus escolheu; (porque Davi teve muitos outros filhos, inclusive alguns antes, e depois outros, mas aquele a quem Deus escolheu foi Salomão) e ele é jovem e tenro, e o trabalho é grande; porque a casa não é para o homem, mas para Iahweh Deus ”.

É por isso que é um ótimo trabalho.

“Eu com todas as minhas forças preparei para a casa do meu Deus: ouro para as coisas de ouro, prata para as coisas de prata, bronze para as coisas de bronze, ferro para as coisas de ferro e madeira para as coisas de madeira; (e agora ele começa a mencionar pedras preciosas, e a única que ele menciona pelo nome próprio é ônix; as outras são englobadas pelo título pedras preciosas; a única que se destaca entre todas e aquela que é mencionada pela primeira vez é ônix ) e pedras de ônix, pedras preciosas, pedras pretas, pedras de várias cores e todos os tipos de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância ”.

Esses foram os materiais que Davi preparou para a casa de Deus; Mas você percebeu que, como no Gênesis, nenhuma das outras pedras é mencionada pelo nome e a única que aparece mencionada depois do bdélio, que é de origem vegetal, entre as pedras minerais é o ônix?

E agora aqui ele está mencionando diferentes tipos de pedras, ele menciona cores diferentes, ele menciona pedras preciosas em geral, ele menciona pedras pretas que existem de vários tipos, mas a única que ele menciona pelo nome e aquela que ele menciona primeiro é o ônix . Aqui, novamente, o ônix mencionado pela primeira vez aparece aqui.

O ônix é maleável e ajuda a esculpir outras pedras

Deus está demonstrando uma predileção especial pelo ônix. Qual é a característica do ônix? É a pedra preciosa mais maleável, a que mais se deixa trabalhar, a que se submete, como dizem, às mãos do artesão para ser talhada, talhada; é por isso que Deus manifesta essa preferência pelo ônix.

Existem pessoas que nunca se permitirão ser tratadas por Deus. Você se lembra do que Deus disse a Noé antes do dilúvio? Ele disse: “Meu espírito não contenderá com o homem para sempre” (Gn 6.3); significa que o Espírito do Senhor está constantemente contendendo com o homem; é por isso que ele diz: ele não contenderá para sempre; Ele é o oleiro que tenta fazer do homem alguma coisa, mas se o homem não se deixa esculpir, se o homem não se submete à obra de Deus, Deus acaba com ela e diz: o meu espírito não contenderá para sempre. Eu lido com você, mas não para sempre; apenas até certo ponto; se você não se submeter ao tratamento, fica no meio.

Agora, quando Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem”, a pedra preciosa que Deus deseja fazer é o homem. Irmãos, quando vemos um irmão ou irmã, essas são as pedras preciosas que Deus está fazendo; cada irmão que você vê é alguém que Deus está trabalhando como uma pedra preciosa; Mas há pedras preciosas que são difíceis de cortar.

Por outro lado, o ônix não é apenas o mais maleável, mas vou lhe contar outra característica do ônix: o ônix serve para reforçar outras pedras que podem quebrar durante o corte . Por exemplo, eles estão esculpindo a opala; para que a opala não se quebre quando a esculpem, colocam uma folha de ônix por baixo e a opala pode ser esculpida graças ao apoio do ônix; significa que o ônix não só é maleável, mas também ajuda a sustentar o trabalho dos outros, de modo que os outros também são esculpidos;

Uma opala pode quebrar, é muito frágil, é muito bonita, mas é uma pessoa que você não pode tocar porque quebra; então Deus tem outros que são como ônix, que são colocados sob ele e o sustentam, e que são semelhantes, mas diferentes; então ele pode ser tratado com opala, graças ao ônix.

Onyx é alguém que envia e ajuda outros a enviar; e por ser uma pedra que pode ser trabalhada, Deus a escolheu de uma maneira especial. O ônix sobre os ombros do Senhor Êxodo 25: 1; Quando Deus está pedindo os materiais para Sua casa, Moisés, falando em nome de Deus, diz:

Assim disse Iahweh: todo aquele que quiser trazer uma oferta voluntária para construir o santuário de Deus, que o faça voluntariamente; então, a primeira pedra e a única pedra que ele menciona pelo nome próprio é ônix. Deus está dizendo o que temos que levar a Ele para que possa construir Sua casa. O Senhor quer construir o corpo de Cristo, mas para isso temos que oferecer a Ele o que Ele precisa; E você sabia que Ele diz que precisa de pedras de ônix?

Ele precisa de pedras de ônix, Ele precisa de pessoas submissas, pessoas corajosas que confiem em Suas mãos e se deixem corrigir por Deus, se deixem esculpir, se deixem polir, e ela é a primeira a citar:

“Pedras de ônix e pedras de fixação para o éfode e para o peitoral.”

As pedras de assentamento também têm seus próprios nomes, mas não são mencionadas aqui; o único mencionado entre todos é o ônix. Você entende por que dissemos que o Senhor parece ter uma predileção especial pelo ônix?

Passando para Êxodo 28, o ônix aparece nas vestes sacerdotais três vezes, enquanto as outras pedras aparecem apenas uma vez. Algo muito curioso!

O sacerdote tinha que ter uma couraça com o Urim Tumim com doze pedras preciosas; Entre essas pedras preciosas estava a chamada shoham em hebraico; isso é a sardônica; essa é a palavra ônix, a palavra genérica que abrange todas as variedades de ônix que mencionei no início, incluindo sardônico.

No entanto, o ônix apareceu três vezes em vestes sacerdotais; as outras pedras só apareceram uma vez. Êxodo 28: 4:

“As roupas que farão são estas:”;

A primeira coisa que o Senhor menciona é a couraça, ou seja, onde as jóias devem ser colocadas; para o Senhor, Seu povo são pedras preciosas que Ele deseja ter no coração, mas não apenas no coração, mas também nos ombros; que se deixem levar por Deus, porque Deus pode nos ter em Seu coração, mas

Não nos empolgamos, mas o Senhor nos quer não apenas em Seu coração, mas também em Seus ombros; e apenas o ônix aparece nos ombros; o ônix aparece no peitoral e nos ombros; as outras pedras aparecem apenas no peitoral, mas não nos ombros.

“Eles tomarão ouro, azul, púrpura, carmesim e linho torcido, e farão o éfode de ouro, azul, púrpura, carmesim e linho torcido, de fino acabamento. Terá duas peças de ombro que se unem às suas duas extremidades e, portanto, será unida. E seu cinto de trabalho requintado que estará com ele, será do mesmo trabalho, parte do mesmo; de linho dourado, azul, roxo, carmesim e retorcido ”.

Tudo isso está falando sobre os diferentes aspectos de Cristo; o azul, a divindade; carmesim, a encarnação; roxo, senhorio; linho fino, a obra do Senhor.

“E você vai levar duas pedras (vamos ver o que são? De ônix”; mas não há outras? Claro, há outras que alguém poderia pensar, o diamante me parece mais bonito; mas eu lhe digo o verdade, irmãos, em Reina-Valera aparece o diamante de tradução, mas em hebraico o diamante não aparece; mas outros dizem que o rubi é mais bonito; sim, alguns chamaram a cornalina de rubi, mas não é; alguns tradutores chamam-no de rubi, mas o próprio rubi não é. Aparece lá, e ainda assim em todas aquelas pedras Deus escolheu ônix.

“Você tomará duas pedras de ônix e gravará nelas os nomes dos filhos de Israel; seis de seus nomes em uma pedra, e os outros seis nomes Na outra pedra, de acordo com a ordem de seu nascimento. Do trabalho de um gravador em pedra, como as gravações de um selo, você terá as duas pedras gravadas com o nomes dos filhos de Israel; engastarás de ouro ao redor deles. E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, para as pedras m emoriales ”. Para nunca me esquecer.

O Ônix sobre os ombros do Senhor

O onyx é a pedra que se relaciona com ombreiras. Você sabe o que são ombreiras? Ele está carregando o peso; o sacerdote era quem devia interceder pelo seu povo; as ombreiras, o éfode, tem a ver com intercessão. Coisas preciosas estão relacionadas ao ônix: a maleabilidade está relacionada, a ser tratada para que o ônix possa ser gravado;

Então eu teria dito: bom, algumas pessoas gostam mais do diamante, mas gravam seis nomes no diamante, que não é Bezaleel nem Aoliabe; Para poder fazer isso bem, Deus pode, é claro, mas desde que Ele comissionou Bezaleel e Aoliabe para fazer essa obra, que pedra foi o Senhor escolhido para que pudesse ser gravada? O ônix.

Onyx é uma pedra que pode ser gravada; esta pedra fala muito conosco. Esta pedra é muito especial aos olhos de Deus; Parece escolhido pelo Senhor com uma certa preferência. Em Gênesis apenas ela é mencionada, então em Crônicas apenas ela é mencionada de maneira especial, e aqui nas vestes sacerdotais ela aparece três vezes enquanto as outras aparecem apenas uma vez.

É como quando vemos as sete eras da igreja, as sete profecias do Apocalipse; sim, Éfeso aparece lá, “mas eu tenho contra você”; Ah! não pode ser bem registrado. Esmirna está em perseguição, o Senhor não colocou nenhum problema para Esmirna, mas Ele não abriu nenhuma porta para ela. Pérgamo, ah, sim, Pérgamo, muito queridos, é a minha igreja, um candelabro de ouro, mas tenho contra vocês essa questão dos nicolaítas, aquela questão dos balaamitas.

Tiatira, oh, que problema com Tiatira, é minha igreja, mas tem a questão de Jezabel ali, as profundezas de Satanás. Laodicéia oops! Sardis oops! Mas Filadélfia, da Filadélfia, o Senhor não menciona nada negativo.

O Senhor quando fala das sete igrejas, a única igreja que abre a porta para ele, a única que Ele não deixa em quarentena, é Filadélfia; porque às vezes o Senhor tem que nos colocar em quarentena, porque embora sejamos Seus filhos, podemos causar danos. Às vezes, gostaríamos de ter um irmão; irmão, por que você não nos ajuda em tal parte? mas se a pessoa não foi tratada pelo Senhor, ela faz o bem junto com o mal; a porta não pode ser aberta para ele até que seu personagem seja mais abordado; em vez disso, Filadélfia, você não negou meu nome, nem minha palavra, você manteve a palavra da minha paciência.

O Ônix e Filadélfia

Filadélfia foi uma igreja que se submeteu ao tratamento do Senhor, que manteve a palavra de Sua paciência. O Senhor parece mostrar uma predileção especial pela Filadélfia, pois diz: “Aquele que tem a chave de Davi, aquele que abre e ninguém fecha”, fala a Filadélfia e diz: “Eis que coloco uma porta na sua frente abrir “; porque Filadélfia foi adaptada ao coração do Senhor; então o Senhor poderia abrir uma porta para Filadélfia; as outras também eram Suas igrejas.

Quantos servos do Senhor Ele tem, quantos filhos e filhas, mas com quantos Ele pode trabalhar? Não é que não sejam crianças, mas que não se esculpem facilmente, não são moldáveis, causam problemas no trabalho, precisam de mais esmerilhamento, precisam de mais tratamento; por outro lado, o Senhor abriu a porta para Filadélfia; É a única igreja para a qual o Senhor, sem censurar nada, abre a porta. Esse mesmo princípio aparece com o ônix, o sardônio.

A sardônica é a pedra da tribo de José.

As outras pedras também representam as tribos do Senhor; eles eram todas tribos do Senhor. Rúben era uma tribo do Senhor, mas Rúben subiu na cama de seu pai e fornicou com sua madrasta. Que problema!

Simeon, oh Simeon, ali ele se juntou ao Levi e matou muitos homens. Que desastre! E Jacó tinha que dizer: não, minha alma não se une a Simeão nem a Levi. Judá, é claro, o leão da tribo de Judá, por causa de Judá o Messias estava para vir; ah! Mas Judá tinha suas coisinhas, até mexer com a nora achando que ela era uma prostituta. Que coisa difícil!

Mas você sabe quem levou duas tribos? Jose; a pedra de José é o ônix; shoham, o sardônio. A ordem das pedras está de acordo com a ordem de nascimento dos filhos de Jacó. Êxodo 28:17:

“Tu o encherás de pedras em quatro fileiras de pedras; uma fileira de uma pedra sárdica, um topázio, um berilo; (O que é traduzido ali carbúnculo é berequet, que é melhor traduzido como berilo); a segunda linha, uma esmeralda, uma safira e uma crisópraso; (onde é dito diamante, a palavra é yahalom, que é melhor traduzida como crisopraso do que diamante), a terceira linha, um jacinto, uma ágata e uma ametista; a quarta linha, uma crisólita, (o décimo filho, onde diz aqui “um berilo”, a palavra exata é tarshish, que significa crisólita; o berilo está onde diz carbúnculo, e onde diz berilo há crisólita; e o o número 11, que corresponde a José: shoham) um ônix ”, um ssardônico; significa que a pedra sardônica representa José, e José representa Cristo; até mesmo o nome Joseph e o nome Jesus em hebraico são muito semelhantes.

Temos a história de José: José estava destinado a reinar como Jesus foi destinado a reinar, mas seus irmãos ficaram chateados porque era José que iria reinar, e eles o rejeitaram; assim como Cristo é quem vai reinar;

“Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”;

Então o que eles fizeram? Eles venderam José por quase trinta moedas de prata; por vinte, isto é, quase trinta como Jesus; Eles venderam Jesus por trinta moedas de prata e onde foi parar? Para a cisterna, quando o Senhor desceu ao Hades; Mas assim como o Senhor se levantou novamente e sentou-se à direita do Pai, também José saiu da cisterna e sentou-se à direita de Faraó, e quando ele estava à direita de Faraó ele se casou com um gentio, Aseneth , assim como o Senhor Jesus foi rejeitado pelos judeus, mas agora Ele tem uma igreja gentia; mas Ele vai se voltar para os judeus novamente, Ele vai se revelar, assim como José se revelou aos seus irmãos no fim dos tempos, porque Deus estava preparando as coisas; assim, José vai se revelar a seus irmãos como Jesus vai se revelar aos judeus. Joseph é um tipo do Senhor Jesus.

O primogênito tinha direito à porção dobrada; Essa era a lei da primogenitura. O primogênito foi Rúben porque o primeiro filho de Jacó foi Rúben; tinha direito ao reino, tinha direito ao sacerdócio e tinha direito à porção dobrada, assim herdava o primogênito; mas ele vendeu a primogenitura, não como Esaú fez, mas quando ele começou a fornicar e tudo mais, ele não poderia mais ser o primogênito; então o reino passou para Judá, o sacerdócio passou para Levi, mas a porção dobrada passou para José; e é por isso que José teve dois filhos que eram Efraim e Manassés, e essas duas tribos de Efraim e Manassés são contadas entre os filhos de Israel porque Jacó disse isso a José: Efraim e Manassés (e ele colocou Efraim em primeiro lugar, que era o segundo e Manassés , que foi o primeiro, coloque-o em segundo) eles serão contados como minhas tribos.

Em Apocalipse 7, onde ele fala sobre os 144.000, encontramos Dã e Efraim faltando ali.

“Da tribo de Judá, doze meus selados. Da tribo de Rúben, doze mil. Da tribo de Gade, doze mil. Da tribo de Aser, doze mil. Da tribo de Naftali, doze mil. Da tribo de Manassés, doze mil ”.

Agora Manassés, que era filho de José, aparece aqui ocupando o lugar de uma tribo.

“Da tribo de Simeão, doze mil. Da tribo de Levi, doze mil. Da tribo de Issacar, doze mil. Da tribo de Zebulom, doze mil. Da tribo de José … ”;

José aparece novamente; então o José tem vinte e quatro mil; o resto tem doze mil. Dã não tem nada porque foi dito que a tribo que adorava ídolos seria exterminada sob o céu; e Jeroboão fez alguns ídolos em Dã e disse:

“Eis aqui os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito” (1 Reis 12: 28,29), venham adorar aqui; porque ele não queria que fossem para Jerusalém, para não irem com Roboão; Então o povo iria adorar ídolos em Dã, e a palavra que Deus havia dito, de que a pessoa, família ou tribo que adorava ídolos seria apagada, foi cumprida: a tribo de Dã foi apagada, e você não encontra Dã entre os 144.000;

Em vez disso, encontre a porção dupla de José; O próprio José aparece, ou seja, a tribo formada por seus filhos, e Manassés aparece; Efraim não aparece porque em Oséias diz: “Efraim foi dado aos ídolos; deixe-o ”(Oséias 4:17); mas José aparece; A tribo de José foi formada com os filhos que teve depois de ter Manassés e Efraim; então a Joseph correspondia a porção dobrada do direito de primogenitura; correspondia ao Senhor Jesus; isto é, para a congregação dos primogênitos, os membros de Cristo que se deixam tratar, que se deixam configurar à imagem do Senhor Jesus.

Quão preciosa é a Sardônica.

Onyx é tratado de uma forma muito rara; quando é necessário aperfeiçoar o ônix, quando é necessário melhorá-lo um pouco, primeiro é mergulhado em açúcar queimado e depois em ácido; então as pessoas que vão tratar o ônix, primeiro mergulham no calor e no açúcar, por quê?

Porque o açúcar entra nos interstícios do ônix e adoça o ônix; ele tem carbono que é aquele que vai ficar preto quando eles o colocarem no ácido; mas tem carvão e outros elementos; então, depois de estar no doce, entra no ácido, e o ácido entra e tira os outros elementos que não são carbono, e deixa apenas o carbono, e esse carbono é o que dá a cor preta definida ao ônix, que vimos na foto (acima).

José e o Ônix

E assim foi com José; No começo José era o filho favorito, ele era o filho favorito, era aquele com quem Jacó vestia a túnica colorida, ele era o amigo do pai. Os outros não gostavam dele; No começo ele foi mergulhado em doce, em caramelo, mas depois teve que ser em ácido, quando seus irmãos o odiaram; graças a Deus que Judá disse: não vamos matá-lo, vamos vendê-lo, mas não vamos matá-lo; e lá ele acabou à direita de Faraó, casado com um gentio, mas esperando revelar-se a seus irmãos; ali está prefigurado, passou pelos duros e maduros e também pelos doces; primeiro os doces, mas depois os maduros; mas então era doce de novo; assim como acontece com o ônix, também acontece com o povo do Senhor; às vezes o Senhor permite o dia do bem e o dia da adversidade; açúcar com ácido, dependendo do que for necessário.

Se for necessário açúcar, acrescentamos açúcar para adoçar, de modo que adoça os interstícios e os preencha e o ônix seja aperfeiçoado; Mas é claro que não é aperfeiçoado sem primeiro colocá-lo no ácido, para que o ácido tire o que Deus não estava interessado em deixar o açúcar. Deus colocou o açúcar apenas para o carvão, mas não para os outros elementos; os outros devem ser removidos posteriormente; Deus às vezes nos dá algumas coisas e às vezes tira outras coisas de nós porque Deus é quem dói e Deus é quem cura, certo?

O Sardônico e o Apóstolo Filipe

Passemos agora a uma segunda parte. Assim como esta pedra sardônica está relacionada a José, que é uma tipologia de Cristo, que é aquela pedra maleável, Deus escolheu entre todos os ônix; O que pareceu melhor a Deus foi o sardônico, que é uma das variedades do ônix, pois as outras têm as cores laranja, preto e marrom, mas entre os ônix o que tem o vermelho e o branco é o sardônico; o vermelho da redenção e o branco da pureza.

Ele diz isso em grego: sardônica; Aqui está traduzido por Reina-Valera, ônix; mas qual de todos os ônix? O ônix que é sardônico; então Deus escolheu o ônix sardônico com as cores da redenção, com as cores da justiça, com as cores da reconciliação, vermelho e branco; mas Deus escolheu colocar o nome de Filipe no sardônico. Quando você lê todas as listas dos apóstolos, as quatro vezes que há listas dos apóstolos na Bíblia, seja em Mateus, Marcos, Lucas ou Atos, Filipe sempre aparece em quinto; cinco é o número da graça, pois o vermelho e o branco representam o mesmo que o número cinco; o número cinco está no sardônico, o número cinco é o número da graça.

Por exemplo, quando o altar teve que ser feito, o altar é onde o Senhor Jesus foi esculpido, a cruz, o altar de o bronze tinha cinco côvados por cinco côvados; o número cinco é o número da graça. Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o número três; então Deus fez a criação, é o número quatro; Mas qual foi a outra obra que Deus fez após a criação? A obra de redenção que é a nova criação.

Em Apocalipse 4, Deus é adorado pela criação; em Apocalipse 5 para redenção; o número 5 é o número da redenção, o número da graça; Em Atos dos Apóstolos, Felipe aparece novamente como quinto, como em Mateus, Marcos e Lucas; sempre aparece em quinto lugar; isso não é por acaso, esse é o seu lugar; o quinto lugar aparece descansando no topo da esmeralda.

O Ordem e o Significado dos Fundamentos da Muralha

Observe: o jaspe da revelação; safira é o julgamento do pecado; calcedônia é modéstia, sair do centro; a esmeralda é lealdade, e o sardônico é maleabilidade, submissão, humildade, entrega nas mãos de Deus.

Primeiro você tem que ter revelação para conhecer o pecado e julgá-lo; por isso o primeiro é jaspe e o segundo safira; quando o pecado foi julgado, então se percebe e sai do centro, existe a calcedônia; então ele é leal, existe a esmeralda; E agora vem o número cinco, o sardônio, a maleabilidade, a consagração, o deixar ser tratado.

O chamado de Filipe

Somente o apóstolo João nos dá notícias específicas de Filipe; os outros mencionam na quinta série, mas não dizem nada; Em vez disso, vamos João e vamos ver o que nos diz sobre Felipe, o que encontramos sobre Felipe que se assemelha ao ônix.

Como dissemos quando estudamos a calcedônia, João não se refere a si mesmo, ele menciona André e outro discípulo, aquele que o Senhor amava, que era ele, mas não menciona o seu nome. E é por isso que o chamado de André conta, o chamado de Pedro conta, uma vez que eles foram os dois primeiros que o Senhor chamou.

Os outros evangelistas dizem que o Senhor passou e viu Pedro e André lançando suas redes e os chamou; Ele passou um pouco mais e viu Tiago e João, os filhos de Zebedeu, e os chamou; isto é, o terceiro e o quarto que foram chamados foram João e Tiago; aquele que foi chamado em quinto lugar foi Felipe; apenas que, visto que João é humilde, ele nada diz sobre sua vocação em seu evangelho, nem a de seu irmão; ele pula para não chamar atenção para si mesmo.

Foi o que vimos do criptocristalino da calcedônia, que também se aplica ao ônix e à sardônica, porque também é uma variedade criptocristalina fibrosa como a calcedônia. As mesmas características que estudamos na calcedônia estão agora sendo estudadas no ônix sardônico.

João, depois de falar sobre André e Pedro, pulou sobre João e Tiago, que é o terceiro e o quarto. João 1:43 diz:

“No dia seguinte Jesus queria ir para a Galiléia e encontrou Filipe”;

Observe no contexto a diferença do versículo 43. João Batista disse a André e João: Este é o Cordeiro de Deus, e eles foram atrás, e Jesus disse-lhes: O que procurais? Eles disseram: onde você mora? É por isso que o Senhor Jesus disse: Dos que me deste, nenhum se perdeu; o Pai os trouxe a ele; mas no caso de Filipe, o Senhor o encontrou; Em outras palavras, o Senhor foi diretamente à procura de Filipe.

Nada mais é mencionado sobre Filipe, mas o Senhor o encontrou quando ele estava indo para a Galiléia e disse-lhe que fosse comigo para a Galiléia; o Senhor foi ao encontro de Filipe.

“No dia seguinte Jesus queria ir para a Galiléia (porque Ele tinha estado na Judéia no início de Seu ministério, mas João ainda não havia morrido, então o Senhor não entrou plenamente em Seu ministério, mas Ele já chamou Filipe) e encontrou Felipe (só de Felipe se diz que o Senhor o encontrou; o que é encontrar? É encontrar; quantas pessoas estavam lá, mas o Senhor disse: nisto posso registrar, nisto posso trabalhar) e ele disse: siga-me. E Felipe era de Betsaida, cidade de Andrés e Pedro ”.

A partir de agora chamo sua atenção para o nome de Felipe. Filipe era um nome muito comum nos tempos antigos, mas não entre os judeus, mas entre os gregos; Porque aconteceu que houve um grande rei Filipe, outro rei Filipe e outro rei Filipe. Você sabe o que Felipe significa? Amante de cavalos; O pai de Alexandre o Grande era o rei Filipe; então o povo chamava-se Filipo, quer dizer, Felipe; eles deram a seus filhos esse nome.

Na Bíblia, há quatro Filipos diferentes:

  1. Filipe o Apóstolo,
  2. Filipe o Diácono,
  3. Filipe o Tetrarca de Ituréia e
  4. Filipe, que tinha uma esposa chamada Herodias, que brincava com Herodes;

Quatro Felipes; então não confunda esses Felipes. Mas o apóstolo Filipe é esse que aparece aqui em João, porque o Filipe que é mencionado em Atos dos Apóstolos é o diácono Filipe que tinha quatro filhas donzelas que profetizavam, que foi quem evangelizou Samaria, e depois ele foi pregar na estrada para o etíope que estava voltando para sua terra, e então ele encontrou em Azoto e foi evangelizando.

O evangelista diácono Filipe estava evangelizando toda a costa dos filisteus e então ele ficou em Cesaréia e recebeu Paulo, e hospedou Paulo; quando Paulo estava passando por Cesaréia, ele se hospedou na casa do evangelista diácono Filipe; mas este não é o apóstolo; o apóstolo é outro Filipe; quer dizer, o Filipe dos Atos dos Apóstolos é o diácono evangelista dos sete que foram chamados em Jerusalém para servir às mesas; mas do apóstolo Filipe, quase nada é dito sobre ele em Atos; mas o que é dito é dito em João.

“Felipe encontrou Natanael e disse-lhe: Encontramos aquele sobre quem Moisés escreveu na lei, assim como os profetas.”

Filipe era alguém que conhecia as Escrituras; Moisés havia dito: Um profeta dentre seus irmãos o Senhor Iahweh levantará, e toda alma que não ouvir esse profeta será arrancada do povo: e os profetas também falaram do Messias, e Filipe era aquele que era esperando o Messias, e Jesus Ele o encontrou, pediu-lhe que o seguisse, e Filipe já sabia quem era Jesus, e testificou a Natanael; este Natanael que aparece aqui é o próprio Bartolomeu.

Felipe e Bartolomé foram chamados um após o outro, Felipe que é o quinto e Bartolomé que é Natanael, o sexto; e eles também trabalharam juntos em Hierápolis e quase mataram os dois juntos; depois conto a eles sobre a morte de Felipe; Felipe morreu, mas Bartolomeu não morreu, Bartolomeu foi libertado.

“Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: Nós encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei, assim como os profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré. Natanael disse-lhe: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Felipe disse para ele: vem ver”.

Filipe reconheceu o Senhor, ele foi chamado pelo Senhor, o Senhor o encontrou, e ele não queria ir sozinho, mas foi e trouxe Natanael. Simão Barjonas é filho de Jonas, Nathanael Bartolomeu é filho de Ptolomeu. Bartolomeu e Natanael é o mesmo apóstolo.

Filipe é tratado pelo Senhor

Vamos para João 6; aqui Felipe reaparece; o Senhor vai fazer um milagre, o Senhor vai multiplicar os pães, mas quem o Senhor vai escolher para testar, moldar, tratar? Para Felipe, não havia outro aqui. Quando o Senhor ia multiplicar os pães, Ele estava lidando com Filipe; com todos, mas principalmente com o Felipe. João 6: 5:

“Quando Jesus olhou para cima e viu que uma grande multidão se aproximava dele, disse a Filipe:” Para quem ele contou? Para Felipe; Filipe tinha um nome grego porque era de Betsaida, que era da Galiléia dos Gentios, onde a cultura judaica se misturava com a cultura grega; em Jerusalém eles eram muito fechados, e também o evangelho era para todo o mundo; então o Senhor teve que preparar as coisas na Galiléia e não em Jerusalém; e assim a luz veio a Zebulom e Naftali, que era a terra da Galiléia dos gentios; e Felipe foi um desses; o nome Felipe significa que era um nome grego; certamente era da família dos helenistas e precisamente Deus o usava naquela região; nós veremos isso.

E agora ele diz apenas para o Felipe:

“Onde podemos comprar pão para esses comerem?”

Lá está o Senhor esculpindo Felipe. O Senhor ia fazer coisas, mas colocou o fardo sobre Filipe. “Onde compraremos pão para eles comerem? Mas isso ele disse para testá-lo (quem? Filipe; o Senhor está tratando com Filipe), porque ele sabia o que fazer. Felipe respondeu-lhe: Duzentos denários de pão (o salário de duzentos dias, o salário de mais de seis meses) não seriam suficientes para cada um levar um pouco ”. O Senhor estava testando Felipe.

Vamos para o capítulo 12, onde exatamente está a mudança de Felipe.

“Havia alguns gregos entre os que haviam subido para adorar na festa. Estes, então, se aproximaram (de quem eles abordaram? Filipe, pois Filipe também falava grego; Filipe não era um nome judeu. Abraão, Levi, Isaque, Samuel, esses são nomes judeus, mas Filipe é um nome grego.

Os gregos foram para Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, rogou-lhe, dizendo: Senhor, gostaríamos de ver Jesus. Filipe (que era o quinto foi e disse ao quarto que era André) foi e disse a André, então André e Felipe contaram a Jesus.”

Observe como Felipe faz coisas com os outros, assim como o ônix é usado para esculpir o opala; assim como o sardônio não tem uma única cor, mas duas cores, mostrando que é uma pessoa maleável, uma pessoa que pode trabalhar com outras; porque com pessoas que não são maleáveis ​​ninguém pode trabalhar com elas; e o que o Senhor Jesus disse?

Aqui ele apenas disse:

“Se o grão de trigo não cai no chão e morre, fica só.”

Se alguém não for tratado, será deixado sozinho; apenas uma pessoa maleável é uma pessoa que pode estar com outras pessoas; Se é difícil para nós estarmos com outras pessoas é porque não somos maleáveis, precisamos morrer; se o grão de trigo não cai na terra e morre, fica só; há pessoas que moram sozinhas porque não podem morar com ninguém; é muito difícil viver com eles porque não morrem para si próprios, não são maleáveis, não podem estar com outras pessoas.

Isso acontece com todos nós; se não morremos, ficamos sozinhos; Por outro lado, o caso de Felipe aqui é sardônio; vermelho e branco nas faixas, nas cores, na companhia.

Vamos para o capítulo 14 de João; esta é a última menção de Filipe, cujo nome está logo acima do sardônio que aparece no Apocalipse. Veja a pergunta do Felipe; essa expressão retrata Felipe; aqui o Felipe fala em nome de todos; mas veja o que o Senhor diz.

“Felipe disse-lhe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”; é o que o Felipe retrata.” Mostra-nos o Pai, e é o suficiente para nós.”

Outros queriam outra coisa, outros vieram a Jesus e disseram: nossos pais comeram maná no deserto, então queremos pão, sanduíche, refrigerante; Se tiver refrigerante e sanduíche, vamos à reunião; ah, se tem churrasco a reunião fica lotada; Mas Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.

O que bastava para Felipe era o Pai; a única coisa que bastava para ele. Se eu vejo o Pai, é o suficiente para mim; Já estou vendo o Pai o suficiente. E falava em nome de todos: “chega para nós. Jesus disse-lhe: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai; Como, então, você diz: mostra-nos o Pai? ”

Graças a esta pergunta de Filipe, houve aquela resposta tremenda; Quem vê o Filho vê o Pai, e o Filho na terra é o Pai na terra, porque Jesus disse: “O Pai não me deixou só; aquele que me enviou está comigo; As palavras que eu falo, eu não falo por mim mesmo, mas o Pai que mora em mim, Ele me deu mandamento sobre o que dizer e o que fazer.

Mas, irmãos, que o nome de Filipe, como o dos outros, apareça na pedra sardônica como os outros nas outras pedras, significa que a vida de Filipe continuou a ser trabalhada pelo Senhor.

A História do Ministério de Filipe nos conta que Filipe, vinte anos após a ascensão de Cristo (Cristo ascendeu no ano 33), no ano 53, após ter passado 20 anos com os outros apóstolos em Jerusalém, na Judéia, Filipe foi enviado pelo Senhor ao norte, para a Cítia com André; e Filipe também estava evangelizando o que é a Rússia, o que é a Cítia; a mesma coisa que André fizera, Felipe também; às vezes eles estavam juntos, eles nem sempre estavam separados.

Mais tarde, Filipe veio gradualmente da Rússia e chegou à cidade de Hierápolis, na Ásia Menor. A Ásia Menor foi contaminada pelo culto de Esculápio; Em Pérgamo havia uma serpente tremenda que lhe diziam ser o deus Esculápio, embora alguns o chamem de Asclépio, que é o mesmo, que é aquela serpente que aparece no escudo dos farmacêuticos, dos médicos; ele era o deus da medicina; e então aquele culto de Esculápio estava em toda aquela região; em Pérgamo estava o principado, isto é, onde está o trono de Satanás; mas em Hierápolis, que ficava a mais ou menos quinze milhas de Colossos, porque Colossos, Hierápolis e Laodicéia ficam nas proximidades da Ásia Menor, lá também tinham uma serpente como se imitasse as de Pérgamo; eles adoraram uma cobra; demônios em cobras enganando as pessoas com o paganismo; e o Felipe chegou com a Mariamne, sua irmã, que o acompanhava.

Mariamne era uma mulher de Deus que acompanhava Felipe o tempo todo; e Felipe também tinha outros companheiros que o acompanhavam; Ele veio com dois ou três irmãos e sua irmã para Hierápolis, para evangelizar a cidade; e quando eles chegaram, eles encontraram o culto da serpente em Hierápolis, onde eles tinham o templo onde aquela serpente estava; então Felipe percebeu por onde começar; Ele era um homem que falava grego, seu nome era grego, os gregos estavam procurando por ele, o Senhor o enviou justamente para a Grécia e Ásia Menor onde ele falava grego.

Então ele foi para Atenas. Ele chegou a Hierápolis e começou a orar de tal forma que a serpente morreu e exalou um odor fétido, e o povo percebeu que era “por causa de Filipe”; e havia um homem chamado Eustácio que foi o primeiro a receber Filipe em Hierápolis e eles se encontraram na casa de Eustácio; e o povo de Hierápolis viria e se encontraria na casa de Eustace, e Filipe os evangelizou e falou com eles contra a idolatria e a religião da serpente; de maneira que todos começaram a perceber que Filipe era contra a religião da cidade, contra a serpente; ele havia matado a serpente; havia um cheiro horrível e horrível quando a cobra morreu; para que um clima contra Felipe começasse a ser criado.

Filipe ficou lá por um tempo, e assim como André, que pregou para a esposa do procônsul cujo nome era Maximila na cidade de Patras, o mesmo aconteceu com Filipe na cidade de Hierápolis. O procônsul de Hierápolis tinha uma esposa chamada Nicanora, e ela soube que Felipe se reunia na casa de Eustace e que ele fazia milagres, Mariamne curava os enfermos e todas essas coisas; depois ela, como estava doente, foi até o Felipe; e quando ela chegou, Mariamne, irmã de Felipe, começou a profetizar para Nicanora em hebraico, e ela ficou maravilhada com o que Mariamne lhe disse, e ela recebeu o Senhor com ela e com Felipe.

Enquanto Felipe estava fazendo este trabalho em Hierápolis e na Ásia Menor, mas com uma cadeira em Hierápolis, visto que Hierápolis era como o centro do trabalho para Filipe, Bartolomeu também chegou mais tarde, e João também os visitou; mas quem morava lá era o Felipe.

Essa área da Ásia Menor é a área dos Gálatas, a área que fica perto da Galácia. Filipe teve contato com alguns gálatas, e os gálatas da Galácia vieram da Gália, que agora é a França; então eles convidaram Felipe para a Gália. Tem uma viagem que o Felipe fez para evangelizar na Gália e ficou um tempo, depois voltou novamente para Hierápolis; e os filósofos de Atenas, porque Atenas ficava do lado da Grécia, então há o Bósforo, Istambul que é hoje o que era Bizâncio, e depois a Ásia Menor; há Hierápolis; então os filósofos de Atenas souberam dos milagres que Filipe havia feito e o convidaram; e o Felipe foi para Atenas e tinha quase dois anos em Atenas, e ele estava evangelizando até filósofos; mas alguns dos judeus que eram parentes dos filósofos de Atenas escreveram ao sumo sacerdote Ananias, que era o mesmo que ordenara o assassinato de Tiago, o Justo, irmão do Senhor Jesus; então esse Ananias, que era o sumo sacerdote judeu, começou a atormentar o Senhor Jesus e contra Filipe; em vez disso, ele criou um problema terrível para Felipe em Atenas.

Então Felipe disse a eles: Bom, se o que eu falo é verdade, ou se o que ele fala é verdade, Deus vai mostrar; e Ananias e os que estavam com ele ficaram cegos; eles foram punidos com cegueira. Depois de dois anos, Felipe voltou para Hierápolis porque Hierápolis era onde estava seu maior trabalho. O que aconteceu agora com Nicanora foi depois que ele voltou da Gália e de Atenas.

E aconteceu que quando Nicanora veio e Mariamne e Felipe estavam orando por Nicanora, aquele procônsul chegou e os encontrou orando e colocando as mãos sobre ela; então ele os acusou de mágicos porque agora ela estava saudável; mas eles disseram que ela tinha sido curada por Cristo, mas ele a agarrou pelos cabelos, arrastou-a pela cidade, e eles agarraram Felipe.

Naquele momento, Bartholomeu estava na cidade, e eles agarraram os dois; Eles levaram Filipe na frente do templo da serpente, e como ele era contra a serpente, irmãos, eles o penduraram com os pés para cima, a cabeça baixa como Pedro; eles fizeram o mesmo com Felipe; Eles o enforcaram, o crucificaram e o mataram; lá Filipe morreu em Hierápolis, sacrificado por outro marido que não aceitava o Senhor e era outro cônsul de Hierápolis; Bartolomeu não morreu.

Naqueles dias João chegou e levou Bartolomé embora; Ele não morreu, mas eles também o espancaram, o apedrejaram; Antes de matar Filipe, eles o apedrejaram, então o penduraram com os pés na frente de uma árvore, em frente ao templo da serpente, e todas as pessoas que eram pela serpente e não por Deus se levantaram contra Filipe e o mataram, e ele selou seu testemunho dessa maneira.

Irmãos, Deus colocou o nome de Filipe na pedra sardônica, quinto entre os apóstolos, número da graça, apóstolo da submissão, apóstolo do tratamento. O mês de Filipe é o quinto mês, não do ano pagão gregoriano juliano que existe agora, mas do calendário bíblico e cósmico; é o mês hamyshy, quinto mês, que vai da segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto; é o que se chama o quinto mês, a segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto.

É o quinto mês, pois Filipe é o quinto apóstolo, como a pedra preciosa na Nova Jerusalém, o quinto, é sardônio. Espero que também tenhamos aprendido algo do Senhor por meio dessa pedra. A sardônica pertence, então, também à tribo de José, sobre a qual Jacó profetizou em Gênesis 49: 22-26.

Conteúdo extraído e traduzido do livro “Aproximación al Apocalipsis” do irmão Gino Ianfrancesco.