O Crisópraso

Anel Rio de Janeiro Crisopázio – Lanarée Semijoias

“Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista”. Ap. 21:19-20.

A décima fundação na Muralha

Certamente a fisicalidade das pedras preciosas foi usada por Deus como uma espécie de figura ou parábola de assuntos espirituais. As pedras vivas da casa de Deus não são pedras físicas; as pedras físicas simbolizam as pedras espirituais; e estas pedras tornam-se preciosas pelo tratamento e entalhe da parte do Senhor.

Chegamos a Apocalipse 21:20; lá está escrito: “o décimo, crisópraso”. O décimo fundamento do muro da Nova Jerusalém, Deus mostrou a João que era a crisópraso e nela estava escrito o nome de um dos doze apóstolos do Cordeiro, porque em cada pedra há um nome, e esse nome é o nome de um apóstolo; e o que era característico dele é a contribuição de Cristo por meio dele, para a Igreja e seu testemunho para o mundo.

Portanto, a pedra sobre a qual está colocado o nome daquele apóstolo tem algumas características, tem algumas propriedades físicas, que são um símbolo da formação de Cristo naquele aspecto apostólico. O décimo apóstolo: Judas Tadeu.

O décimo apóstolo é o apóstolo Judas Tadeu

O irmão do Senhor Jesus; aparece com estes nomes diferentes e nas listas dos apóstolos aparece como Lebeo; este foi o nome que ele teve em sua juventude; as notícias da Igreja primitiva contam que Lebeo, Judas Lebeo, era irmão, dos menores, do Senhor Jesus, que tinha quatro irmãos e duas irmãs.

Então este apóstolo Judas Tadeu, que se chamava Lebeo, ou eles o chamavam de Lebeo, era um seguidor de João Batista, e foi batizado com o batismo de João; quando ele foi batizado com o batismo de João, ele assumiu o nome de Tadeu e Tadeu significa “Amado do coração”.

Muitas vezes cantamos; “Deus, como um bom oleiro, quebra-me, transforma-me, molda-me e faz-me à Tua imagem, Senhor.” Isto é o que se faz com as gemas; elas são polidas, eles são transformadas.

Também conhecemos aquela passagem do Cântico dos Cânticos, onde o Senhor é comparado à macieira:

“Como a macieira entre as árvores silvestres, assim é o meu amado entre os jovens; Sentei-me à sombra da desejada, e seus frutos eram doces ao meu paladar. Suporta-me com passas, conforta-me com maçãs.”

Crisópraso é precisamente uma pedra verde-maçã.

Existem dois tipos: um, a pedra bruta; e outra, a pedra esculpida. No grupo da sílica temos quatro pedras preciosas:

  1. Calcedônia,
  2. Ágata,
  3. Cornalina,
  4. Prase

A pedra verde maçã, é o crisópraso bruto, visto que é tirado das minas, especialmente das minas de níquel; então, o entalhe também é a pedra crisópraso.

Etimologia: Chryso (Ouro) + Praso (Verde)

O nome crisoprase vem de duas raízes gregas: “chryso”, que significa ouro; e “praso”, que significa verde. É por isso que falamos de refinado, isto é, posto no fogo para ser refinado como ouro; isso é o que significa refinar: refinar, purificar, de modo que dê ouro puro. Portanto, o crisópraso é como um verde-maçã; ora mais amarelado, ora um pouco mais opaco, translúcido; então esta pedra é chamada de crisópraso.

O apóstolo Judas Tadeu Lebeo julgará a tribo de Naftali

Como em todas as outras pedras, também há correspondência com o que é profetizado sobre a tribo à qual pertence o apóstolo Tadeu. Não é que ele seja daquela tribo, mas visto que o Senhor disse que os doze apóstolos se sentariam em doze tronos para julgar as doze tribos, isto significa que cada apóstolo corresponde a uma tribo.

Agora, qual tribo corresponde a cada apóstolo? Assim, vemos que cada apóstolo tem direito a uma pedra; e então, por meio da pedra e do apóstolo, cabe a cada apóstolo julgar uma tribo. Ao apóstolo Tadeu ou Judas Tadeu Lebeo, corresponde, então, a tribo de Naftali; e o décimo mês também, porque você sabe que o Apocalipse fala da videira, ou seja, da árvore da vida que é como uma videira que desce do trono e vai para o lado e para o lado do rio, porque o rio da vida desce como aquela cidade que tem a forma de uma pirâmide, e desce no meio da rua da cidade que é uma rua única, e de lado e de lado desce a árvore da vida, e diz-se que a árvore tem doze frutos dando a cada mês seu fruto.

Então, como o Senhor Jesus é simbolizado na videira, porque Ele disse: “Eu sou a videira”, e disse aos seus apóstolos: “Vós sois os ramos”, ou seja, os ramos verdes, tenros e finos da videira; então os doze frutos são como os doze apóstolos do Senhor Jesus dando seus frutos a cada mês; cada um tem seu mês.

Irmão do Senhor Jesus Cristo

O mês de Tadeu é o mês de Tebet, que vai da segunda quinzena de dezembro à primeira quinzena de janeiro; o povo deste mês corresponde ao décimo mês, ao mês de Tebet, e sua pedra é o crisópraso, que tem um nome dado por Deus, e é o de Judas Tadeu; este Judas, era irmão do Senhor Jesus. Vejamos isso em Mateus 13:53 e seguintes, para que possamos ver o contexto:

“E aconteceu que quando Jesus terminou essas parábolas, ele saiu dali. E quando ele veio para sua terra (a Nazaré), ele os ensinou na sinagoga, de tal maneira que eles se maravilharam e eles disseram: Onde esse homem consegue essa sabedoria e esses milagres? Não é este o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos, Tiago, (este é Tiago, o Justo, aquele que aparece presidindo o Conselho de Jerusalém em Atos 15), José (em homenagem a seu pai), Simão (aquele que sucedeu a Tiago na direção da Igreja em Jerusalém quando Tiago foi morto e também Simeão, eles o torturaram com 120 anos) e Judas? ”.

Este não é Judas Iscariotes, mas Judas Tadeu Lebeo, que em algumas listas o chamam de Tadeu, em outras de Lebeo e em outras de Judas. Marcos 6: 1-6 também dá mais ou menos a mesma informação. Vamos ler do versículo 3:

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão?”

Aqui vemos que Judas aparece entre os irmãos mais novos do Senhor Jesus; os irmãos do Senhor a princípio pensaram que Ele tinha enlouquecido, disseram que Ele estava louco, pensaram assim; mas parece que Judas, o mais jovem, foi um dos primeiros a acreditar entre seus irmãos e se tornou parte dos doze apóstolos: Judas Tadeu. Vamos à epístola do apóstolo Judas, porque a carta que aparece aqui no Novo Testamento é justamente desse apóstolo Judas.

“Judas, um servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago.”

Que Tiago era o líder da Igreja em Jerusalém, a quem o Senhor apareceu ressuscitado, porque ele havia dito que não comeria nem beberia até que o Filho do Homem fosse ressuscitado, porque sabia que o Senhor havia dito isso, e Tiago propôs jejuar até que Ele ressuscitasse; e quando o Senhor ressuscitou, apareceu a Tiago na sala onde estava orando e jejuando, e disse-lhe:

“Meu irmão, Tiago, come o teu pão e bebe a tua água, porque o Filho do Homem ressuscitou dos mortos.” Tiago, o Justo, é um dos irmãos mais velhos do Senhor Jesus, o segundo entre os cinco; e Judas às vezes é definido a partir de 1 Coríntios 15: 7, às vezes o penúltimo; então não podemos saber se foi o último ou pelo menos o penúltimo.

Aqui em Judas ele aparece chamando a si mesmo de irmão de Tiago; então percebemos que ele era um dos quatro irmãos homens do Senhor Jesus. Judas Tadeu Lebeo é o mesmo; três nomes, mas é a mesma pessoa. Deus queria colocar o seu nome no crisópraso, de acordo com o que Deus sabe que Judas é, e de acordo com o que Judas fez para o Senhor, e o que o Senhor considerou precioso. O Senhor queria colocar o nome de Judas Tadeu naquela pedra chamada crisópraso.

Cada pedra tem suas características

Todos passam por situações semelhantes, mas não exatas, porque Deus não nos trata a todos da mesma forma, porque não temos o mesmo temperamento, nem somos as mesmas pessoas. É por isso que cada pedra tem sua característica especial; tudo o que é precioso na pedra é o que representa Cristo formado, certo?

Mas o Senhor Jesus foi distribuído entre vários ministérios, e o Senhor é distribuído entre Seu povo; um tem um dom, outro tem outro dom, outro tem um ministério, um opera de uma maneira; há diversidade embora haja o mesmo Espírito, o mesmo Senhor, o mesmo Deus e Pai.

Descrição do Crisópraso (Jade)

Então, vamos examinar alguns detalhes aqui para compartilhar sobre esta pedra chamada crisópraso. O crisópraso, como visto, é uma pedra que pertence ao grupo da calcedônia. Essas pedras, como calcedônia, cornalina, ágata, cornalina, sardônica, ônix e crisópraso, são pedras relacionadas.

Crisópraso é indiscutivelmente uma espécie de calcedônia verde preciosa; Dentre as pedras do grupo da calcedônia, a mais considerada preciosa é justamente o crisópraso, de cor verde-maçã, que em hebraico se chama yahalom; é por isso que alguns o traduziram como se fosse jade, porque jade é semelhante ao crisópraso.

Às vezes yahalom, que é a palavra em hebraico, é traduzido como jade; há uma confusão nas traduções; eles o traduziram para diamante; mas o Novo Testamento nos dá a tradução exata, dá-nos a tradução de crisópraso, também verde como jade.

O crisópraso, então, é uma pedra do grupo da calcedônia e possui a característica criptocristalina. Quando estudamos a calcedônia, referindo-nos a João, vimos o que era uma pedra criptocristalina; por fora é coberto como por outras cores, como o marrom, pois a beleza não se distingue quando se olha apenas a concha; mas sob a concha está a preciosidade da pedra, que é de uma bela cor verde-maçã; essa cor se deve ao níquel.

Vamos ver um pouco o que isso representa; entretanto, continuamos a ver as características desta pedra. Esta pedra é esculpida de uma maneira especial, mas antes de falarmos em esculpir, vamos ver onde esse tipo de pedra se encontra antes de ser esculpida, porque o entalhe vem depois da localização da pedra.

Isso é encontrado principalmente em listras irregulares de serpentina. Existe um tipo de pedra não preciosa, digamos que seja um tipo comum de pedra, que eles chamam de serpentina; e entre as veias daquela pedra serpentina, e entre os minérios de níquel, é onde a pedra crisópraso está incrustada.

Este é formado por diluições de água que trazem quartzo. Sabemos que o quartzo é uma das principais pedras da sílica, do silício; então essa água entra onde há cavidades entre os minérios de níquel, e aí essas águas estão depositando aquele quartzo, e estão se filtrando por aqueles veios, e aí ela endurece, é decantada até formar a pedra chamada crisópraso; e tem a cor verde por causa do níquel; e por ser formado em veios ou minérios de níquel, é por isso que leva aquela cor de níquel.

O Ministério de Tadeu e o Crisópraso

O crisópraso é uma pedra pouco comum. Não é fácil encontrar; é uma pedra limitada. E o curioso é que as principais nascentes dessa pedra estão nos montes Urais, ali um pouco acima do Cáucaso, justamente onde o ministério foi cumprido e onde Tadeu morreu. Ele morreu no Cáucaso.

Ele foi o primeiro evangelizador do país chamado Armênia no Cáucaso; o que hoje é o Azerbaijão, a Armênia, a Geórgia e o norte do Irã, ou seja, a Pérsia, que faz fronteira com o Mar Cáspio, naquele lugar foi onde no final de sua vida passou anos evangelizando; em seus últimos anos, ele foi acompanhado pelo apóstolo Bartolomeu, que tinha estado com Filipe em Hierápolis.

Mataram o Felipe e iam matá-lo também, e quando ele morreu um terremoto o atingiu. Eles queriam libertá-los, mas Felipe já havia morrido, e Bartolomeu sobreviveu e foi para a Licaônia, e continuou evangelizando lá por cerca de dois anos, e então, pouco a pouco, ele se aproximou de apoiar o trabalho de Tadeu na Armênia; então Bartolomeu o acompanhou; Tadeu morreu e Bartholomeu o seguiu.

Houve muitas perseguições no início da evangelização de Tadeu e Bartolomeu na Armênia; o martirológio das igrejas armênias, dos armênios, que foram fundadas por esses apóstolos, mostra uma série de mártires em seu tempo; no entanto, esses mártires serviram como semente.

Então veio um outro servo de Deus um pouco mais tarde, que se chamava Gregório, o Iluminador, e com base na obra primeiro de Tadeu e depois de Bartolomeu, eles evangelizaram todo o país, de tal forma que foi o primeiro país cristão que, como um país, se converteu.

O rei Tiridates, que era o rei da Armênia naquela época, e toda a nobreza aceitaram a Cristo. Até hoje há dificuldades entre a Armênia, que é cristã, e o Azerbaijão, que é muçulmano, e há dificuldades por causa disso. No entanto, o ministério de Tadeu não começou lá no Cáucaso, mas gradualmente se aproximou de Jerusalém.

A razão pela qual mencionamos a morte de Tadeu na Armênia primeiro é para localizar o Cáucaso e os montes Urais; ali está a principal fonte da pedra crisópraso. Deus faz com que a origem da pedra coincida com a coroação do ministério do apóstolo Tadeu.

Características do Crisópraso

Vamos ver outros detalhes que a crisópraso possui. Então levando em consideração que a crisópraso se desenvolve naquelas cavidades rochosas cheias de águas ricas em quartzo, em um meio que é difícil, é onde se forma a crisópraso.

Isto significa que algumas pedras preciosas se tornam preciosas no ambiente difícil em que crescem. A mesma coisa acontece conosco quanto ao crisópraso; e esta não é a exceção; você tem que passar por situações difíceis.

Existem outros detalhes sobre a crisópraso: quando você pega o crisópraso e a examina através do filtro, ela revela a mesma cor. Não acontece como com outras pedras preciosas, que quando você as olha com um filtro dá uma cor diferente da que se vê do lado de fora.

Por exemplo, esmeralda é verde do lado de fora, e você olha para ela através do filtro e ela parece vermelha. Por outro lado, o crisópraso, embora seja uma pedra criptocristalina, tem o mesmo tipo de cor por dentro e por fora.

Quando você o examina para ver se é outra pessoa, descobre que é o mesmo. Isto é muito interessante, porque há pessoas que mostram uma coisa e são outras, mas há pessoas que Deus as torna preciosas para que sejam honestas, para que tenham uma só face e o que têm por dentro também têm no lado de fora. Esta é a obra do Senhor na pessoa para torná-la unilateral.

Não é que sejamos naturalmente assim, mas cabe ao Senhor nos tornar assim. Agora há uma correlação disto com o níquel, e essa é uma das coisas que são bastante interessantes no crisópraso.

Estudando essa pedra, não há como não amá-la por várias coisas: uma coisa é que o que lhe dá sua cor verde-maçã é o níquel; e ao estudar níquel. Que características o níquel tem de diferente de outros metais!

  1. Em primeiro lugar, o níquel está quase sempre associado ao ferro, e quando o aço deve ser feito, para o aço ser inoxidável, ele tem que ser ligado ao níquel; o níquel é o que o torna inoxidável, o níquel é o que dá capacidade anticorrupção. Isso é uma coisa preciosa. É uma liga de ferro. O ferro na Bíblia representa a autoridade, o ouro a natureza divina, a redenção de prata, o bronze com cobre representa o julgamento de Deus, a disciplina de Deus.

“Quem vencer e cumprir as minhas obras até o fim, darei autoridade sobre as nações, e ele as governará com vara de ferro.”

Mas acontece que quando o aço vai ser feito, é feito com tratamento de ferro. E isto acontece através de alguns fornos terríveis, através de alguns golpes. É um processo tremendo, mas resulta em aço; mas para ser inoxidável você tem que colocar o níquel nele. O níquel representa anticorrupção.

  1. Outra coisa sobre o níquel é que exatamente o que o torna anticorrupção é que ele tem duas características. E se você observar essas duas características do níquel, toda vez que está associada à do ferro, o níquel é tenaz.
    1. A tenacidade é uma característica primária do níquel, não é facilmente desencorajada, mas continua indefinidamente, ele insiste;
    2. E o outro é magnetismo; o níquel tem uma qualidade magnética; e precisamente a autoridade precisa de tenacidade e magnetismo; então o níquel está associado ao ferro, e essa liga é o que o torna incorruptível, o torna atraente e o torna tenaz, insistente.

Não há como não se apaixonar pelo crisópraso, porque hoje a corrupção é tão galopante, hoje as pessoas se vendem por qualquer coisa, as pessoas preferem ficar mal para Deus e ficar com um negócio ilícito. Pagar realmente o preço aqui na terra e ser fiel a Deus, o anticorrosivo, parece-me uma característica supremamente boa; e isso é precisamente por causa do níquel encontrado no crisópraso; e este está entre os minérios do níquel e nas serpentinas; ele está nos falando algo muito positivo. Por associar o níquel ao cádmio, é uma liga anticorrosiva muito útil e necessária na navegação aérea.

O ministério de Tadeu e a profecia sobre Naftali

Outro detalhe interessante que quero lhes contar agora aqui, já está acontecendo com Tadeu. Tadeu tem muito a ver com o níquel e com a profecia da tribo de Naftali.

O Crisópraso e a Maça Verde

Observe o Cântico dos Cânticos no tocante a maçã, porque o crisópraso é uma maçã verde, ela nos lembra da maçã, e a macieira na Bíblia é uma figura de Cristo. Quando a noiva lhe diz:

“À sombra do desejado (a macieira) sentei-me e o seu fruto era doce ao meu paladar”.

A macieira é Cristo; as maçãs são os frutos da macieira; a maçã representa o fruto de Cristo; uma maçã verde significa vida, significa fruta. O apóstolo Tadeu foi um dos apóstolos mais frutíferos. Ele era o décimo da lista, mas quando você vê seu trabalho, foi um trabalho e uma jornada tremendos; ele visitou muitos lugares; um apóstolo que deu frutos.

E antes de passarmos para o fruto de Tadeu que está no crisópraso, e o crisópraso representa todas essas coisas, e a cor verde maçã representa uma vida frutífera. Vamos então para a profecia de Naftali, que é a tribo que corresponde precisamente a Tadeu. Vamos para Gênesis, capítulo 49; existem as profecias de Jacó para seus doze filhos; no versículo 21 está a profecia sobre Naftali.

“Naftali, corça solta, que pronuncia belas palavras.”

A bandeira de Naftali é vermelha, que fala de redenção, que fala de reconciliação e que fala de evangelização; e é um cervo solto que não está acorrentado, mas salta sobre as montanhas, movendo-se daqui para lá; isso é para ser frutífero.

Naftali é uma corça solta, que se move, que salta os obstáculos, as montanhas, que vai daqui para lá. Em outras palavras, ele evangeliza, ele move, ele trabalha. Isto significa uma corça solta que evangeliza; “Belos provérbios”; lá ele está falando sobre como é um ministério muito frutífero; e a cor verde maçã nos fala do mesmo.

Aqui está uma correspondência entre a corça solta e o crisópraso verde-maçã e com o ministério de Tadeu. A tradição cristã é aquela que aparece principalmente nos livros da chamada igreja siríaca, ou seja, aquelas que falam aramaico e siríaco, porque era lá que ele evangelizava; primeiro com os apóstolos na Judéia.

Uma história do apóstolo Tadeu

Quando o Senhor estava prestes a morrer, antes de morrer, um rei de Edessa chamado Abgaro, pediu Jesus. Edessa é uma cidade que permanece na Síria; para a Assíria, como quem faz o caminho da Síria para a Mesopotâmia; depois, porque esse rei Abgaro estava sujeito a Roma, mandou um de seus representantes ou núncios diplomáticos a Antioquia, onde estavam os responsáveis ​​pelo governo romano, para prestar contas de suas coisas.

E enquanto estava em Antioquia, este diplomata enviou notícias de Jesus, que curou os enfermos, ressuscitou os mortos e o fez sem ervas, sem remédios, mas apenas com a palavra. Tinha gente que ia vir de Antioquia para Jerusalém, e esse homem fez a viagem e chegou onde Jesus e pediu a Jesus que agradasse, pois Ele poderia curar sem a necessidade de ervas, nem misturas, nem nada, para curar o Rei Abgaro.

Jesus disse-lhe que só poderia fazer a vontade do Pai e que a hora de sua partida estava próxima, mas que enviaria um de seus discípulos; então, depois que o Senhor morreu, ressuscitou e foi para a mão direita do Pai, os apóstolos passaram um tempo na Judéia.

Foi a partir do Concílio de Jerusalém, o de Atos 15, que foi por volta dos anos quarenta e assim por diante, que a inclusão dos gentios foi decidida. Isto foi como dizer a virada para os apóstolos, a data em que começaram a se mover em direção aos gentios, porque no início eles estavam na Judéia, Jerusalém e Samaria.

A partir do Concílio de Jerusalém, começou na história da Igreja a notícia de que elas começaram a se espalhar por diversos lugares. Depois que o Senhor morreu, ressuscitou e ascendeu, e depois de um tempo passado naquela região central, Judéia, Samaria, Tomé informou a Tadeu que ele deveria ir a Edessa onde o rei Abgaro, que havia enviado para perguntar a Jesus, e Jesus lhe disse que iria não iria, mas enviaria um de seus discípulos.

Então Tomé lembrou Judas Tadeu; e então Tadeu foi caminhando aos poucos até chegar à cidade de Edessa. Edessa acabou se tornando a terceira cidade em termos de nível teológico naquela época, digamos, no século III, com a Igreja de Antioquia e a Igreja de Alexandria, as escolas teologicamente mais fortes; aquela que competia com eles, e era das igrejas siríacas, era Edessa.

O trabalho de Tadeu foi muito frutífero em Edessa; ele veio para Edessa na casa de um homem chamado Tobías, e começou a evangelizar; ficando na casa desse Tobias ele evangelizou, e o Senhor o usou muito para curar os enfermos, até que a notícia chegou ao Rei Abgaro; eles sabiam que este era o discípulo que o Senhor disse que enviaria; então Abgaro o chamou, e o Senhor fez um milagre quando Tadeu chegou.

Às vezes, o Senhor meio que abre os olhos um pouco para ver a glória do Senhor. Tadeu era um irmão sagrado que refletia a presença do Senhor. Assim que o viu, Abgaro ficou impressionado e até se ajoelhou para recebê-lo; toda a Corte disse: quem é este que o próprio rei recebe de joelhos? Então Tadeu o pegou e disse que ele tinha vindo porque Abgaro creu no Senhor sem tê-lo visto; creu apenas; e que, para isso, tudo o que ele pedisse seria concedido; então ele impôs suas mãos sobre ele, orou por ele, e ele foi imediatamente curado.

Entre eles estava um dos membros do Tribunal que tinha um problema de gota; então Tadeu pôs as mãos no pé dela e curou a gota; e toda aquela confusão começou; eles começaram a deixá-lo doente; então depois que eles começaram a ver, ele o fez no Nome do Senhor Jesus, visto que não era ele, mas o Senhor Jesus.

O testemunho a uma cidade

Como resultado disso, o rei Abgaro chamou-o a si mesmo e à sua família e aos seus nobres, para lhes contar sobre Cristo, quem era Cristo, como se tornou discípulo Dele, para lhes contar a história.

Então Tadeu disse que ia contar, mas, por favor, reúna a cidade, porque ele ia pregar para toda a cidade; então primeiro ele explicou a ele sobre a idolatria, ele explicou quem era Jesus, o que Jesus tinha feito, como ele morreu, ressuscitou.

Quer dizer, ele o evangelizou tremendamente; e então o Rei ordenou que se encontrassem em um local específico; Ele enviou pessoas para aquele lugar, e lá Tadeu começou a evangelizar toda a cidade; o Senhor realizou milagres para fazer as pessoas acreditarem, e foi a primeira cidade, não país, (o primeiro país foi a Armênia) a primeira cidade a se tornar cristã.

A primeira cidade e o primeiro país a se converter, que se declarou cristão, são frutos de Judas Tadeu. Ele ficou muito tempo em Edessa; as pessoas receberam o Senhor; houve minorias que não o receberam naquela época, mas depois outras o receberam.

Apenas o filho mais novo do rei, porque o filho que herdou o reino também era crente, mas o filho mais novo era pagão e tinha rancor de Tadeu, e foi ele quem mais tarde ordenou que fosse morto.

Para ver em Tadeu a característica anticorrupção do crisópraso por níquel, vejamos uma história: Abgaro queria recompensar Tadeu com presentes valiosos. Então Tadeu respondeu: Deixamos tudo, inclusive o que é nosso; Como então devemos pegar o que é estrangeiro? Dê seus presentes aos pobres.

Então Tadeu também visitou a Fenícia, que hoje é o Líbano, e ele chegou e sua sede para o trabalho era em Beirute; então a igreja em Beirute foi fundada por Tadeu. Hoje os cristãos libaneses são chamados de maronitas, mas quem fundou a igreja em Beirute, e outras igrejas na Fenícia, mas a obra baseada em Beirute, foi Tadeu.

Os maronitas são cristãos; existem cristãos maronitas, armênios, russos ou ortodoxos; aqui como estamos no Ocidente, e os católicos e protestantes são os mais comuns, mas no Oriente eles são os ortodoxos; eles têm ramos diferentes; então Tadeu evangelizou a Fenícia, do que é Beirute, do que hoje é o Líbano.

Uma corça à solta

Então ele voltou para Edessa novamente e foi e fez discípulos; um deles se chamava Agai, um dos discípulos mais famosos de Tadeu. O mais famoso foi Agai, que ficou em Edessa com os outros. Tadeu estabeleceu presbíteros, diáconos e viajou para a Mesopotâmia e chegou a uma cidade chamada Amidas, próxima ao rio Tigre, e foi o novo centro de trabalho de Tadeu na Mesopotâmia no rio Tigre: Amidas.

Aqui ele foi acompanhado por Simão, o zelote, que estava voltando da Grã-Bretanha. Ele estava evangelizando a Mesopotâmia, que hoje é o Iraque; e também o norte da Pérsia, que hoje é o Irã.

Ele evangelizou da Judéia, Samaria, Fenícia, Síria, Mesopotâmia (o que hoje é o Iraque), Irã e os países do que hoje é a Armênia, Azerbaijão e o Cáucaso; Tadeu fez tudo isso. Como diz: “corça solta”.

Ele fez um trabalho, mas primeiro chegou à Mesopotâmia, e o fruto do trabalho na Mesopotâmia foi que os discípulos começaram a evangelizar o norte do que hoje é a Arábia, e a península arábica deságua nos limites inferiores do que hoje é a Índia Oceano.

Mas no norte está unido com o que é a Síria, e com o que é o Iraque; depois, em toda aquela área, eles receberam o cristianismo dos discípulos de Tadeu. Aquele que evangelizou aquela área, aquele que nomeou os presbíteros, aquele que estabeleceu o ministério lá em nome do Senhor foi Tadeus.

Mais tarde, na Mesopotâmia, ele foi visitado por algum tempo pelo apóstolo Mateus, que mais tarde retornou à Etiópia; e Bartolomé também se juntou a ele; e então Bartolomeu foi com Tomé para o norte da Índia, enquanto Tadeu foi para a Armênia.

Assim, ele evangelizou toda aquela região, e foi ele quem fundou aquelas igrejas na Armênia. Hoje os armênios se autodenominam perante o papado de igreja autocéfala, que não depende de Roma, porque foi fundada diretamente por um apóstolo, que era Judas Tadeu, irmão do Senhor Jesus.

Então, eles dizem que não precisam se submeter ao papa; as igrejas da Armênia mantêm isso até hoje e têm muito a ver com Jerusalém. E então, quando ele já havia avançado naquela pregação, por volta do ano 60 Bartolomeu chegou, e novamente se juntou a ele e trabalhou com ele; e então, é dito que por instigação deste Severus, que era chamado de filho mais novo de Abgaro, e que não concordou com a revolução que Tadeu fez em seu reino, então ele ordenou que ele fosse morto.

Eles mataram Tadeu, mas Bartolomeu permaneceu na Armênia de 60 a 68 dC Quando você vê em um mapa, você verá o Mar Cáspio, e na costa oeste está a capital do Azerbaijão chamada Baku; Continuamos subindo um pouco e encontramos uma cidade que hoje se chama Derbent; foi aí que também mataram Bartolomeu.

Esse foi o trabalho de Tadeu em toda aquela região; e percebemos o que é dito da tribo de Naftali: “corça solto”; a pedra de Tadeu, crisópraso, uma corça solta que dirá belas palavras; a cor do crisópraso, verde-maçã, fala de vida fecunda; um homem que viajou muito.

As tradições são tremendas, não apenas entre as igrejas armênias, as da Mesopotâmia, as da Síria, mas até mesmo na Etiópia; ele não foi para a Etiópia, mas existem livros em etíope que contam todas essas histórias de Tadeu.

Mateus que a visitou foi quem evangelizou a Etiópia. Quando Jesus mandou dizer a Abgaro que Ele não iria, mas que enviaria seu discípulo, foi uma resposta oral, mas depois a resposta oral foi escrita; então foi como se fosse uma carta de Jesus.

Depois, ao texto das palavras legítimas de Jesus, que foram escritas, ao longo dos séculos foram acrescentando florzinhas até virar uma carta cheia de floripôndios, que, acompanhando o processo, você vê que as versões mais antigas são mais simples; as dos séculos posteriores estão cheias de ornamentos, mas retêm a essência.

Todos esses países são muçulmanos hoje, exceto a Armênia, porque esses países fizeram uma coisa terrível: quando os cristãos se dividiram, os muçulmanos os tomaram. A Armênia até hoje é como dizer um enclave cristão.

Foi o primeiro país cristão que existiu e até hoje mantém a sua posição cristã; mas dos outros, os muçulmanos tomaram grande parte, como Azerbaijão, Irã, Iraque, Síria, Líbano; toda aquela região.

Tadeu foi o apóstolo responsável por esta evangelização cooperando na Judéia, Samaria, Fenícia, Síria, Mesopotâmia, Assíria, Pérsia e Armênia. Seu trabalho foi tremendo.

Ele morreu na Armênia, no Cáucaso; e nas proximidades, nos montes Urais que ficam lá em cima, é onde se encontra a crisópraso. É maravilhoso notar a incorrupção e a vida fecunda.

A preocupação com o mundo

A preocupação com o mundo é algo que caracteriza Judas Tadeu. A única vez na Escritura que aparece dizendo algo está no Evangelho de João. Vamos para João 14:22. Pela pergunta que Judas Tadeu faz lá, nós o vemos caracterizado; Sua preocupação com as pessoas do mundo é destacada. Veja qual era a pergunta: Jesus havia dito o seguinte:

“Não vos deixarei órfãos; Eu virei para você. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, (olhe o contexto) mas você me verá; porque eu vivo, você também viverá. Naquele dia você saberá que estou em meu Pai, e você em mim e eu em você. Quem tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele ”.

Agora olhe para a questão: A preocupação de Tadeu é com o mundo. E observe como Deus o colocou como uma corça solta para viajar pelo mundo para trazê-lo a Cristo.

“Judas (não Iscariotes) disse-lhe: Senhor, como é que te irás manifestar a nós, e não ao mundo?”

Você está falando para nós e não para o mundo; e aí você vê a característica de Tadeu. É a única parte em que Tadeu aparece dizendo isso; é inspirado por Deus; aí está o personagem de Tadeu: Por que, Senhor, para nós, por que não para o mundo? E quanto ao mundo?

“Jesus respondeu e disse-lhe:” Quem me ama guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouviste não é minha, mas do Pai que me enviou.”

Para aquele que ama o Senhor, o Senhor aparece para ele; mas se ele não é amado, o Senhor permanece escondido dele; e então ele respondeu a Tadeu.

Tadeu estava preocupado com o mundo. Senhor, por que nós e não o mundo? Por que apenas nós e não o mundo? E Jesus disse-lhe: Pois quem me ama guarda a minha palavra, e quem não me ama não guarda a minha palavra; e não são minhas palavras, mas são as palavras de meu Pai.

Veja o caráter de Deus, se ele não é amado, não se revela, não se manifesta, permanece oculto; mas aquela resposta de Jesus que explica o caráter de Deus, foi o resultado desta pergunta de Judas Tadeu Lebeo; e a questão é a preocupação com o mundo.

Naftali, uma corça solta, que mexeu muito, a profecia de Naftali. Tadeu é quem julga a tribo de Naftali pela pedra; e é considerada uma corça solta, evangelização, belos dizeres, uma pedra cor de maçã, de cor verde frutífera; essa era a vida de Tadeu.

Como o crisoprase é esculpido? O crisópraso é cortado em cabochões; um cabochão é algo assim curvado na parte superior e também na parte inferior seguindo a mesma direção da curva; quer dizer, do lado de fora é como dizer côncavo e convexo.

Também é esculpido em miçangas, como nos colares de miçangas, bem como em cornalina, sempre curvado; também em camafeus. Para esculpir o crisópraso, deve-se examinar seus defeitos; e para os defeitos é esculpido; camafeus são feitos, que são como figuras, até mesmo rostos, pássaros; mas eles fazem a escultura no camafeu de acordo com o defeito do crisópraso.

Deus é tão misericordioso que, onde é feio, torna-se belo; ele agarra o erro do crisópraso, onde a pedra tem algum defeito, e a partir daí ele começa a esculpir e dar-lhe as formas em glípticos ou camafeus; os camafeus estão em relevo e os entalhes estão para baixo, de onde está o avião; é tributado para fazer o buraco dentro; em vez disso, o camafeu está de cabeça para baixo, em relevo. É assim que o crisópraso é esculpido; em cabochões, contas e entalhados em camafeus, e entalhados em glípticos e entalhes pelo artista.

Conteúdo extraído e traduzido do livro “Aproximación al Apocalipsis” do irmão Gino Ianfrancesco.