Aromas e Especiarias Aromáticas – Gálbano

C:\Users\Leonardo Bernis\OneDrive\Mapas e Diagramas - 01\Gálbano.1.jpg

C:\Users\Leonardo Bernis\OneDrive\Mapas e Diagramas - 01\Gálbano.2.jpg

“Disse mais o Senhor a Moisés: Toma substâncias odoríferas, estoraque, ônica e gálbano; estes arômatas com incenso puro, cada um de igual peso;
e disto farás incenso, perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo. Uma parte dele reduzirás a pó e o porás diante do Testemunho na tenda da congregação, onde me avistarei contigo; será para vós outros santíssimo. Porém o incenso que fareis, segundo a composição deste, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor. Quem fizer tal como este para o cheirar será eliminado do seu povo.” Êxodo 30:34-38

Na 12ª Estação no Deserto – A Estação do Monte Sinai, vemos que Moisés subiu 11 vezes ao Monte (Para detalhamento verifique o Resumo sobre “As 42 Estações no Deserto” na seção de Resumos Bíblicos – Livro do Êxodo).

Em cada uma destas subidas Deus revela e transmite algo grandioso a Seu povo por intermédio de Moisés. Na 6ª subida, o Senhor revela algo ligado ao Santuário. E Ele o faz, através de 07 (sete) tópicos devida e ordenadamente pontuados.

O contexto todo se encontra em Êxodo 24:9 até Êxodo 32:30. O contexto específico relativo ao Incenso (e às especiarias aromáticas correlacionadas) estão contidos em Êxodo 30:34-38. São eles:

6ª Subida – Estação do Monte Sinai – Tema: Santuário

6.1- Tabernáculo, Sacerdócio e Sacrifícios – Êxodo 25:1 até 30:11

6.2- Siclo do Santuário como Preço de Resgate – Êxodo 30:11-16

6.3- A Bacia de Bronze – Êxodo 30:17-21

6.4- O Azeite da Unção – Êxodo 30:22-33

6.5- O Incenso – Êxodo 30:34-38

6.6- O Chamamento de Sábios Edificadores – Êxodo 31:1-11

6.7- O Sábado – Êxodo 31:12-18

O quinto destes temas abordados por Deus, e relativos à sexta subida de Moisés, foi o Incenso Sagrado que são representativos das orações dos santos.

Gálbano:

O gálbano era uma planta que ao cortar e esmagar seus galhos liberava uma resina odorífera .

Aqui está o terceiro elemento para uma verdadeira adoração, adorar a Deus em meio as lutas e provas, como assim?  O perfume somente se conseguia com o esmagamento das folhas e caules da planta ,assim é o louvor do cristão ,existem situações que nos machuca e nos faz sentir abatidos e quase destruídos ,porém é daqui que vem o profundo e mais puro louvor, quando o crente neste momento consegue adorar  o perfume se manifesta. Jó  passou por este, digamos “processo gálbano”, e, mesmo moído em sua alma e carne, ainda pôde adorar (Jó 1.20,21)

A oração que agrada ao Senhor precisa ter então os seguintes elementos:

    1. Estoraque (ESPONTANEIDADE),
    2. Onicha (PROFUNDIDADE) e
    3. Gálbano (QUEBRANTAMENTO).

Para maior detalhamento acerca do Estoraque e a Ônica consulte “Aromas e Especiarias Aromáticas” na seção Botânica Bíblica.