Sarça (Árvore correlata ao Espinheiro em seu sentido espiritual)

1-A sarça é uma planta de caule lenhoso que é espinhoso ou aculeolado, e o nome pode referir-se a diversas plantas deste tipo.

2-Alguns peritos identificam o termo hebraico bar·qaním (sarças), uma planta comum do tipo do cardo com capítulos espinhosos.

3-Gideão usou bar·qaním ao punir os homens de Sucote por se negarem a suprir pão aos seus soldados famintos durante a sua luta com os midianitas. — Jz 8:4-7, 16.

E, como Gideão veio ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, já cansados, mas ainda perseguindo. E disse aos homens de Sucote: Dai, peço-vos, alguns pedaços de pão ao povo, que segue as minhas pisadas; porque estão cansados, e eu vou ao encalço de Zeba e Salmuna, reis dos midianitas. Porém os príncipes de Sucote disseram: Estão já, Zeba e Salmuna, em tua mão, para que demos pão ao teu exército? Então disse Gideão: Pois quando o Senhor der na minha mão a Zeba e a Salmuna, trilharei a vossa carne com os espinhos do deserto, e com os abrolhos. Juízes 8:4-7

Então veio aos homens de Sucote, e disse: Vede aqui a Zeba e a Salmuna, a respeito dos quais desprezivelmente me escarnecestes, dizendo: Estão já, Zeba e Salmuna, na tua mão, para que demos pão aos teus homens, já cansados? E tomou os anciãos daquela cidade, e os espinhos do deserto, e os abrolhos; e com eles ensinou aos homens de Sucote. Juízes 8:15,16

4-A palavra hebraica hhé·dheq (sarça) tem sido identificada com Solanum coagulans, um tipo de erva-moura, um espinheiro.

5-Usando o termo hhé·dheq, Provérbios 15:19 compara o caminho do preguiçoso a uma sebe de sarça, evidentemente no sentido de ele prever ou imaginar dificuldades e problemas espinhosos em todo empreendimento possível, e nesta base eximir-se de prosseguir.

O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada.

Pv 15:19

6-A decadência moral da nação de Israel induziu o profeta Miquéias a dizer a respeito do povo que “o melhor deles é como a sarça [hebr.: kehhé·dheq], o mais reto deles é pior do que uma sebe de espinhos”, evidentemente querendo dizer que mesmo o melhor dos israelitas era tão prejudicial para os que tinham tratos com ele como uma sebe de sarça ou de espinhos para quem se aproximasse demais dele. — Mq 7:1-7.

Ai de mim! Porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja.
Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede, as suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão. Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca. Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. Miquéias 7:1-7